Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

UNITAU – apicultura

O Centro de Estudos Apícola (CEA) da Universidade de Taubaté (UNITAU), em parceria com o Sebrae de São José dos Campos, começa a apresentar nesta quarta-feira, 9 de fevereiro, os resultados do diagnóstico (chamado de devolutiva) da apicultura do município de Lagoinha. Esta é a primeira devolutiva de uma série; ao todo, 16 municípios da região estão sendo estudados e devem receber seus diagnósticos até o final de fevereiro. A apresentação do mapeamento da realidade da apicultura do Vale será feita aos gestores de cada localidade, que devem replicar o conhecimento aos seus respectivos produtores -– que somam cerca de 130 produtores na região.

O objetivo do diagnóstico aplicado nas propriedades é levantar informações referentes à produção, gestão e tecnologia utilizada pelos produtores de mel como forma de minimizar problemas e melhorar processos internos de produção. Após a divulgação dos diagnósticos, os produtores de mel terão acompanhamento e suporte técnico por dois anos.

Já neste início de 2011, o projeto ganhou reforço: a Cati, a Fibria e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo também passam a colaborar, cada uma com sua especificidade, com o desenvolvimento da apicultura na região. Para a realização deste estudo, a Universidade de Taubaté disponibiliza, por meio do CEA, laboratórios, sala de extração e sala de cera, além da expertise de seus profissionais -– que envolve um grupo de professores, técnicos e alunos pesquisadores.

“Esta é uma oportunidade de darmos um salto tecnológico na vida do apicultor. A apicultura do Vale do Paraíba precisa se atualizar, afinal, devemos fazer bom uso da tecnologia que temos à disposição”, disse a coordenadora do CEA, Professora Lídia Barreto.

SERVIÇO

Apresentação do diagnóstico do segmento da apicultura da região de Lagoinha

Data: 9 de fevereiro, às 18h

Local: Estrada Municipal do bairro da Serra Negra Km 8, Sítio Nascente do Sol, Lagoinha-SP

Fonte: ACOM/UNITAU

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário