Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

UNIP sedia 3º Workshop

UNIP sedia 3º Workshop Internacional em Produção Mais Limpa

São Paulo, abril de 2011. Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade Paulista (UNIP) sedia o International Workshop on Advances in Cleaner Production, que integra o programa de mestrado e doutorado em Engenharia de Produção da universidade.

Sob o tema Desafios e Iniciativas da Produção Mais Limpa para um Mundo Sustentável, o evento ocorrerá de 18 a 20 de maio, das 8h às 19h, no campus Indianópolis da UNIP.

Será uma excelente oportunidade para pesquisadores e demais interessados trocarem informações sobre tecnologias, conceitos e políticas baseadas em Produção Mais Limpa, projetadas para auxiliar a almejada mudança para uma sociedade sustentável.

Produção Mais Limpa é um conceito que vai além do simples controle da poluição. Envolve pesquisa e desenvolvimento de novos processos, materiais e produtos que resultem em maior eficiência no uso de recursos e energia. Prevenção é a primeira abordagem dos governos e das corporações comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Para isso é necessário assegurar estratégias ambientalmente amigáveis e economicamente robustas de produção e de serviços.

“Com este workshop, esperamos possibilitar a troca de informação e de conhecimentos acadêmicos – bem como a aproximação deste com a experiência corporativa -, a apresentação de recentes realizações, a discussão de problemas e o encaminhamentos de soluções”, explica Biagio Giannetti, docente do programa de mestrado e doutorado em Engenharia de Produção da UNIP e coordenador do evento.

Com tradução simultânea, o evento terá as seguintes conferências:

18/05/2011, das 10h30 às 12h. Resíduos e subprodutos orgânicos de sistemas agrícolas, urbanos e industriais como substrato de biorrefinarias: opção viável ou conto de fadas? Uma aplicação do SUMMA (Avaliação de Sustentabilidade Multimétrica e Multiescalar).
Palestrante: Sergio Ulgiati – Universidade Parthenope – Itália

18/05/2011, das 13h30 às 15h. Avanços na política de produtos químicos americana a fim de promover substâncias químicas e produtos mais seguros.
Palestrante: Ken Zarker – Departamento de Ecologia do Estado de Washington – EUA.

19/05/2011, das 13h30 às 15h. Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial: dois importantes conceitos para uma indústria sustentável.
Palestrante: Leo Baas – Universidade Linköping – Suécia

19/05/2011, das 16h50 às 18h50.
Workshop: Donald Huising – Universidade do Tennessee – EUA

20/05/2011, das 13h30 às 15h. Práticas sustentáveis realizadas na indústria maquiladora mexicana. Um estudo de caso nos Estados de Sonora e Baixa Califórnia, México.
Palestrante: Nora Elba Munguía Vega – Universidade de Sonora – México

20/05/2011, das 16h50 às 18h50. Cinco desafios que temos de enfrentar SE queremos progredir em direção a sociedades verdadeiramente sustentáveis!

IMPRENSA: o cadastramento deve ser feito por e-mail a [email protected], seguido de confirmação pelo telefone (11) 5586-4129. No evento, procurar por Prof. Biagio Giannetti.

PÚBLICO EM GERAL: consulte inscrições, valores e demais informações pelo site www.advancesincleanerproduction.net

SERVIÇO: 3º Workshop Internacional em Produção Mais Limpa
Onde: UNIP Indianópolis – Av. José Maria Whitaker, 373
Mirandópolis – São Paulo
Quando: de 18 a 20 de maio, das 8h às 19h.
Acesso para deficientes físicos: sim
Estacionamento próprio: não. Apenas nas redondezas.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário