Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Unifesp 1º lugar no MEC

São Paulo, 13 de janeiro de 2011 – A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) é, pela terceira vez consecutiva, a melhor universidade federal do país, segundo o Índice Geral de Cursos das Instituições de Ensino Superior do País (IGC), divulgado nesta quinta-feira (13/1), pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia responsável pelo levantamento. Apenas 25 instituições de ensino superior obtiveram nota 05 (máxima) no ranking: 14 são públicas e, as demais, privadas.

No Estado de São Paulo, a Unifesp foi a única instituição que conquistou a nota máxima, 05, e desempenho contínuo de 440 pontos, no ranking das universidades federais. Este é o terceiro ano em que o índice avalia a qualidade das instituições de ensino superior público federal e privado do país. O resultado é composto por avaliações dos cursos de graduações e de pós-graduações das instituições. As notas referem-se ao IGC 2009.

Para o reitor da Unifesp, Walter Manna Albertoni, a nota máxima do IGC comprova a qualidade dos cursos da Universidade: “Estamos muito orgulhosos. Somos uma universidade em expansão que consegue, apesar de todos os problemas, manter a qualidade do ensino.” O reitor enfatizou que “esse resultado é reflexo do esforço profissional de nosso corpo docente, com professores altamente qualificados, dos nossos alunos bem selecionados e do empenho dos servidores técnicos administrativos”.

O projeto de expansão das universidades federais, iniciado em 2005 com a criação do campus Baixada Santista, fez com que a Unifesp saltasse de um para cinco campi e de cinco para 28 cursos. Para o reitor Albertoni, “um resultado tão positivo, que inclui não somente os cursos de graduação mas também os de pós-graduação, só reforça que estamos no caminho certo na nossa expansão e que temos uma forte vocação para sermos uma universidade plena”.

Com os novos campi, a instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de Humanas (Guarulhos), Biológicas (Santos e Diadema), Exatas (São José dos Campos). O novo campus Osasco, com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2011, será voltado para a área de Negócios. No Vestibular 2011, a instituição oferece 2.669 vagas em 33 cursos de Graduação.

A Unifesp conta com 6.442 alunos matriculados nos cursos de Graduação, 2.700 em 50 programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissionalizante) e 6.296 na Pós Graduação Lato Sensu (Especialização e Aperfeiçoamento,). A Universidade conta com 1.163 professores, dos quais 95% têm título de doutor, percentual que marca a qualidade de ensino oferecida pela Instituição. Além disso, a instituição conta com 800 alunos no maior programa de residência médica do Brasil.

Fonte: UNIFENAS Online

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário