Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Tudo o que você precisa saber sobre a FUVEST 2015

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) é responsável por selecionar candidatos para a Universidade de São Paulo (USP) e a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Em 2015, são oferecidas 11.177 vagas de graduação nessas duas instituições, sendo 11.057 na USP e 120 na Santa Casa.

 

Inscrições da Fuvest 2015

As inscrições para o vestibular 2015 da Fuvest acontecem de 22 de agosto a 8 de setembro de 2014 e são feitas pela internet no site da Fuvest: www.fuvest.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 145,00 e pode ser paga diretamente no banco ou pela internet.

 

Manual do Candidato

O Manual do Candidato da Fuvest 2015, com todas as informações que os candidatos precisam saber sobre o processo seletivo, pode ser consultado aqui >>.

 

Isenção da Taxa de Inscrição

Os candidatos que desejarem solicitar a isenção da taxa de inscrição do vestibular da Fuvest 2015 devem se inscrever no site da até o dia 11 de agosto de 2014.

Para pedir a redução ou isenção total da taxa, o candidato deve cumprir os requisitos determinados no site www.fuvest.br.

 

Datas e locais de prova da Fuvest 2015

A prova primeira fase da Fuvest 2013 será aplicada no dia 30 de novembro de 2014, um domingo, com duração de 5 horas.  As provas da segunda fase acontecem nos dias 4, 5 e 6 de janeiro de 2015 (domingo, segunda e terça), com duração de 4 horas cada. As provas de habilidades específicas estão agendadas para os dias 7, 8, 9 e 10 de janeiro de 2015.

 

As provas do da Fuvest 2015 serão realizadas nos seguintes municípios:

·         Grande São Paulo: Barueri/Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Paulo e Taboão da Serra.

·         Interior de São Paulo: Barretos, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Franca, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

 

No dia 24 de novembro de 2014, será divulgado o local de prova da primeira fase e os locais de prova da segunda fase22 de dezembro de 2014.

 

Lista dos Aprovados Fuvest 2015

A divulgação da lista dos aprovados da primeira chamada do vestibular da Fuvest 2015 está prevista para o dia 31 de janeiro de 2015. A Fuvest faz 8 chamadas para a matrícula dos aprovados e a oitava lista deve ser divulgada no dia 23 de março de 2015.

 

Livros Obrigatórios

Os livros obrigatórios para o vestibular da Fuvest 2015 são:

·         A cidade e as serras, de Eça de Queirós;

·         Capitães da areia, de Jorge Amado;

·         Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida;

·         Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis;

·         O cortiço, de Aluísio Azevedo;

·         Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade;

·         Til, de José de Alencar;

·         Viagens na minha terra, de Almeida Garrett;

·         Vidas secas, de Graciliano Ramos.

 

 

Como funciona o vestibular da Fuvest

O vestibular da Fuvest acontece uma vez por ano e as provas são aplicadas em duas fases, normalmente em dezembro e janeiro.

 

Primeira Fase da Fuvest

A prova da primeira fase acontece em um único dia e tem duração de cinco horas. São 90 questões objetivas, normalmente com cinco alternativas para assinalar, elaboradas a partir do conteúdo do Ensino Médio, abordando as seguintes matérias: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática e Química. Algumas questões são interdisciplinares (misturam o conteúdo de mais de uma disciplina).

A nota da primeira fase é usada como critério de seleção para a segunda fase e também para o cálculo da nota final do candidato.

Em 2015, a primeira fase da Fuvest vai acontecer no dia 30 de novembro de 2014.

 

Segunda Fase da Fuvest

Os candidatos selecionados para a segunda fase da Fuvest precisam obrigatoriamente fazer três provas discursivas, que acontecem em três dias consecutivos, como segue:

Primeira prova: tem duas partes, que valem  50 pontos cada uma. A primeira parte tem de 10 questões de Português, envolvendo compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura. A segunda parte é uma Redação do tipo dissertativo-argumentativo. Esta prova vale 100 pontos.

 

Segunda prova: tem 16 questões, de igual valor, sobre as seguintes disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Química. Essa prova vale 100 pontos e também contém questões interdisciplinares.

 

Terceira prova: são 12 questões, sobre duas ou três disciplinas, dependendo da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, a prova tem seis questões para cada uma delas. Se forem três disciplinas, são quatro questões para cada uma. Essa prova vale 100 pontos.

As provas da segunda fase da Fuvest 2015 acontecem nos dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2015.

 

 

Prova de Habilidades Específicas

 

Algumas carreiras exigem também uma prova de habilidades específicas, com 12 questões. Elas fazem parte da segunda fase do processo e, em alguns casos, são antecipadas para a primeira fase.

O conteúdo das provas de habilidades específicas depende do curso para o qual o candidato se inscreveu e não está relacionado ao currículo obrigatório do Ensino Médio.  

 

Os cursos (carreiras) que exigem esse tipo de prova em seu processo seletivo são:

·         Arquitetura – FAU

·         Arquitetura – São Carlos

·         Artes Cênicas – Bacharelado

·         Artes Cênicas – Licenciatura

·         Artes Visuais

·         Curso Superior do Audiovisual

·         Design

·         Música – ECA – São Paulo

·         Música – Ribeirão Preto

 

Em 2015, o calendário das provas de habilidades específicas da Fuvest é o seguinte:

7, 8 e 9 de janeiro de 2015: Artes Cênicas – Bacharelado e Licenciatura

8, 9 e 10 de janeiro de 2015:: Música – Ribeirão Preto

9 de janeiro de 2015: Curso Superior do Audiovisual

8 e 9 de janeiro de 2015: Arquitetura – FAU e Design

9 de janeiro de 2015: Arquitetura – São Carlos

 

 

 

 

*Informações obtidas no site da Fuvest em agosto de 2014.

 

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário