Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Publicado Edital do Enem 2009

 

Foi publicado no Diário da União desta quinta-feira (28/05), o Edital sobre a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/2009). Além das provas, cronograma e conteúdo, estão relacionados os objetivos do Exame, o período de inscrição e pedido de isenção da taxa para ele, as especificações de quem pode participar.

Segundo o artigo primeiro do documento, o objetivo do Exame é servir de meio de avaliação do desempenho escolar e acadêmico dos participantes, além de instrumento de auto-avaliação e avaliação de cada escola envolvida e de acesso a programas governamentais (ProUni, por exemplo). Como instrumento de acesso ao ensino superior, diz a portaria que está entre os objetivos do Exame “estruturar uma avaliação ao final da educação básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar aos exames de acesso aos cursos profissionalizantes, pós-médios e à Educação Superior”.

No artigo terceiro, sobre a participação, diz que ela é voluntária. Podem inscrever-se os concluintes do Ensino Médio no ano de 2009, os egressos em qualquer de suas modalidades (que concluíram o Ensino Médio/técnico em outros anos) e todos que na data de realização da primeira prova tenham, no mínimo, 18 anos completos.

Ainda sobre a participação, em seu inciso 1º diz que “a participação no Enem/2009 poderá substituir a certificação de conclusão do Ensino Médio”.

Inscrições
As inscrições serão R$ 35 e deverão ser feitas, somente
pela internet, entre 15 de junho (8h) e 17 de julho (23h59). São isentos da taxa de inscrição os estudantes de instituições públicas e os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) anos de 2006, 2007 e 2008.

Também podem pedir a isenção da taxa de inscrição: candidato inscrito em Programas Sociais do Governo Federal ou for membro de família de baixa renda. A isenção deverá ser solicitada, de 15 a 19 de junho, através de requerimento próprio, no site do Inep, e o resultado sai até o dia 3 de julho. 

Confirmação
O Cartão de Confirmação das inscrições (contendo o local onde será realizado o Exame, o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados individuais, a folha de leitura óptica para as respostas do questionário
socioeconômico e o Manual do Inscrito do Enem/2009), será enviado para o endereço indicado na inscrição.
Se não receber seu Cartão até 25 de setembro de 2009, você deve se informar sobre o seu local de prova através do Programa Fala Brasil (800-616161); ou
acessar a página do Inep pela internet .

Provas – conteúdo
O Enem 2009 será constituído de 4 provas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e uma Redação. A Prova I compreende a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física); a Prova II é de Matemática e suas Tecnologias; a Prova III reúne Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); e a Prova IV versa sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).

Provas – realização
Está confirmado o período de realização das provas: No dia 3 de outubro (sábado – das 13h às 17h30), Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No dia 4 de outubro (domingo – das 13h às 18h30) Prova II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.

O horário de início, às 13 horas, tem como referência o horário de Brasília (portões abrem às 12h e fecham às 12h55). O Exame deve ser feito em todos os estados e no DF.

Resultados
Os participantes do Enem/2009 receberão, no endereço indicado na ficha de inscrição, pelos Correios, o Boletim Individual de Resultados, a partir da segunda quinzena de janeiro de 2010.

As Instituições de Educação Pós-Médio e Educação Superior que pretenderem utilizar os resultados individuais do Enem/2009 como critério de seleção às suas vagas deverão encaminhar solicitação formal ao Inep, a partir de dezembro de 2009. 

Veja o Edital publicado .

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário