Artigos 14 de dezembro de 2009
Provas da UFSCar
Acompanhe a correção das provas por aqui!
Em geral, as questões do 1º dia de provas da UFSCAR foram bem elaboradas e apresentaram nível médio de dificuldade, o que permite a seleção dos vestibulandos mais bem preparados – provas muito difíceis ou muito fáceis não oferecem condições adequadas para a seleção dos futuros universitários, já que acabam nivelando por baixo.
As questões de Língua Portuguesa foram formuladas a partir de textos relativamente curtos, bastante objetivos e totalmente adequados ao solicitado pelos enunciados.
O fornecimento de fórmulas pela banca de Matemática demonstra claramente que o principal objetivo das questões era avaliar a capacidade de raciocínio dos vestibulandos, sem favorecer a memória.
Já a prova de inglês, com questões e respostas em português, exigia dos alunos um conhecimento médio do vocabulário. Além disso, a prova cobrou bastante a capacidade de leitura e interpretação por parte dos vestibulandos.
O tema de redação (Trabalho) foi bastante contemporâneo e de fácil compreensão por parte dos vestibulandos. Além disso, os textos da coletânea forneciam informações suficientes para que os candidatos produzissem uma argumentação bem fundamentada e coerente.