dcsimg

Vestibular em

USP - Energia

O Programa de Pós-Graduação em Energia (PPGE) da USP está com inscrições abertas até sexta-feira (3) para o processo seletivo dos cursos de mestrado e doutorado. O PPGE é interdisciplinar e envolve quatro unidades da USP: o Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE), a Escola Politécnica (Poli), a Faculdade de Economia e Administração (FEA) e o Instituto de Física (IF).

Estão disponíveis quatro bolsas de mestrado e três de doutorado. O processo seletivo para o mestrado conta com uma prova escrita a ser realizada no dia 4 de junho no IEE, e uma entrevista com os aprovados. Já o processo seletivo para o doutorado é feito a partir da análise da apresentação de projeto de pesquisa e de uma entrevista, cujo dia e horário estará disponível no site da PPGE, a partir do dia 6 de junho.

As inscrições devem ser feitas na Secretaria do PPGE, na Sala S16, do segundo andar, do Prédio da Divisão de Ensino e Pesquisa do IEE, que fica na Avenida Prof. Luciano Gualberto, 1289, Cidade Universitária, São Paulo. Além da ficha de inscrição disponível no site do PPGE, o candidato levar os documentos constantes no edital.

O candidato que não possuir nenhum dos certificados de proficiência em inglês mencionados no edital poderá se inscrever para o Exame de Proficiência em Inglês, a ser aplicado pelo Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Para isso, deve verificar o prazo de inscrições e cronograma do exame no site do Centro de Línguas. O candidato pode optar por apresentar o comprovante de proficiência na matrícula, caso seja selecionado, mediante assinatura de documento dando ciência dessa exigência.

O objetivo deste programa é formar pesquisadores e profissionais para atuar no planejamento, implementação e avaliação dos processos da apropriação, produção e uso da energia. Dado seu caráter interdisciplinar, o Programa acolhe profissionais das áreas de ciências exatas, naturais e sociais.

O Programa desenvolve quatro linhas de pesquisa: Energia e meio ambiente; Energia e sociedade: análise econômica, histórica, política e institucional dos sistemas energéticos;Fontes renováveis de energia;Planejamento Integrado de Recursos: Oferta, Demanda e Qualidade de Energia.

Mais informações: (11) 3091-2632

Fonte: Agência USP

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo