Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Policamp Terceira Idade

Faculdade Aberta para a Terceira Idade

“Explorando uma vida com propósito” é o tema deste projeto destinado a essa faixa etária mais que especial”

Nunca é tarde para aprender, afinal como escreveu o grande poeta Mario Quintana ‘Sonhar é acordar-se para dentro’. E quem nunca sonhou pisar numa faculdade? Este é o objetivo da Faculdade Aberta para a Terceira Idade, cujas inscrições estão abertas na Policamp – Faculdade Politécnica de Campinas, considerada uma das melhores Faculdades de Campinas, da RMC e do Estado de São Paulo. O projeto vem ao encontro daqueles que não tiveram a chance de estudar quando jovens.

A Faculdade Aberta para a Terceira Idade traz como tema “Explorando uma vida com propósito” e visa atender a este público tão especial – pessoas da 3ª Idade com 60 anos ou a completar até maio deste ano. As inscrições estão abertas e a aula inaugural será neste dia 4 de maio. Com ela, o idoso terá a possibilidade de aprofundar seus conhecimentos em alguma área de interesse e, ao mesmo tempo, trocar informações e experiências. As aulas acontecerão duas vezes por semana, das 14 às 17h30. “Decidimos abrir esse espaço de integração e conhecimento para os idosos. Os cursos foram elaborados nas áreas de interesse da terceira idade e com valores acessíveis”, explicou a Diretora Acadêmica, profª. Marcia Lima Bortoletto.

Segundo a diretora, a Faculdade norteia sua ação por um projeto de integração social de grande relevância, levando em conta o crescimento intelectual e participativo dessa faixa etária, além de contribuir com a melhoria da condição de vida dos participantes. “Vamos atendê-los com muito carinho e atenção, sem distinção de raça, cor, religião e classe social”, comentou.

O plano curricular foi construído com base em conteúdos especializados na área de Gerontologia, com uma riqueza de conhecimentos teórico-práticos, estratégias de aprendizagem, uma didática adequada para um processo de prevenção, cuidados com a saúde física e mental, integração mente e corpo, socialização, lazer, atividades de ensino regular e atividades didático-culturais complementares.

As atividades elaboradas têm um caráter interdisciplinar, coerente com os objetivos da política de extensão universitária e com as notas teóricas citadas neste projeto e elaboradas para congregar professores e profissionais de diversas áreas do conhecimento.

Para entrar na Faculdade Aberta da Terceira Idade da Policamp é necessário ser alfabetizado, e ter, no mínimo, 2 anos de escolaridade. Já para o curso de língua estrangeira o requisito é ensino fundamental completo. No ato da inscrição é necessário apresentar 1 foto 3×4, CPF, RG, comprovante de residência atual, preenchimento da ficha de inscrição.

PROGRAMAÇÃO
A proposta é oferecer aos idosos de Campinas e região a oportunidade de voltar a estudar e fazer parte de um grupo de pessoas que podem trocar vivências e experiências e assim ter uma melhora na sua qualidade de vida. A Faculdade Aberta para a Terceira Idade constará de amplo Programa de Ensino Regular, com Ciclo de palestras e oficinas para estimular a reflexibilidade do processo de envelhecer, entre eles o Programa Vida Saudável em Foco, cujo objetivo é proporcionar aos alunos conhecimentos em temas específicos importantes em formato palestras para a prevenção em saúde no envelhecimento; o Programa Bem-estar Social no curso de vida; Programa de atividades físico-esportivas; Práticas esportivas; Interação Mente e Corpo (Tai Chi; Yoga; Lian Cong); Programa Didático-Cultural Complementar e Programa de Inclusão Digital.

A programação consta ainda de: Curso de Informática; Fotografia; Idiomas; Oficina Literária; Cinema e Educação, Práticas Sociocognitivas; Oficina de Culinária; Oficina Pedagógica de Elétrica-Mecânica e Hidráulica; Oficina de Artes Plásticas, Artes Cênicas, Artes Musicais; Oficina de Estética, atividades artísticas e Corporais e etc.

A Instituição expedirá certificados ao término de cada módulo, contendo o número e especificação das disciplinas e oficinas cursadas. Mais informações no portal www.policamp.edu.br ou pelo fone 3756.2300.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário