Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Os cursos mais concorridos em São Paulo

É difícil definir exatamente quais são os cursos mais concorridos em São Paulo. O Estado concentra mais de 500 instituições de ensino superior, entre públicas e privadas. Algumas delas são referência no País e chegam a atrair mais de 100 candidatos por vaga. É o caso do vestibular da Fuvest, por exemplo, que seleciona calouros para a Universidade de São Paulo (USP) e a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa (FCMSC).

Porém, o vestibular tradicional está deixando de ser a principal forma de ingresso ao ensino superior. Cada vez mais universidades públicas aderem ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem para classificar os candidatos a uma vaga no ensino superior gratuito. Nas particulares, a nota do Enem tem sido usada para ingresso via Programa Universidade para Todos (ProUni), que seleciona candidatos a bolsas de estudos, ou como critério único de classificação, eliminando completamente as provas do vestibular.

As universidades paulistas utilizam pelo menos quatro formas de ingresso diferentes: Enem, ProUni, Sisu e Vestibular tradicional. No caso do ProUni e Sisu, a concorrência é nacional e o MEC não divulga dados por estado. Sabemos, no entanto, que os cursos de Administração, Direito, Medicina e Engenharia Civil estão entre os mais concorridos

Saiba mais sobre os cursos mais disputados de São Paulo!

Cursos mais concorridos do Vestibular em São Paulo

O curso de Medicina está entre os campeões da concorrência nos vestibulares de todo o País e em São Paulo não é diferente. Direito e Engenharias também costumam a aparecer entre os mais disputados, embora a concorrência mude de acordo com a universidade e a edição. Arquitetura e alguns cursos de Humanas, como Jornalismo e Relações Internacionais, também podem aparecer no ranking. Confira os cursos com mais candidatos por vaga na última edição do vestibular nas principais universidades públicas do Estado:

Os 10 cursos mais concorridos da FUVEST

  1. Medicina
  2. Medicina – Ribeirão Preto
  3. Psicologia
  4. Engenharia Civil – São Carlos
  5. Artes Cênicas – Bacharelado
  6. Curso Superior de Audiovisual
  7. Jornalismo
  8. Publicidade e Propaganda
  9. Relações Internacionais
  10. Arquitetura – São Carlos

Os 10 cursos mais concorridos da UNICAMP

  1. Medicina
  2. Arquitetura e Urbanismo
  3. Engenharia Civil
  4. Comunicação Social – Midialogia
  5. Engenharia Química 
  6. Ciências Biológicas 
  7. Engenharia de Produção
  8. Geologia
  9. Engenharia Mecânica
  10. História

Os 10 cursos mais concorridos da UNESP

  1. Medicina – Botucatu
  2. Direito (matutino) – Franca
  3. Arquitetura e Urbanismo – Bauru
  4. Engenharia Química – Araraquara
  5. Engenharia Civil – Bauru
  6. Direito (noturno) – Franca
  7. Psicologia – Bauru
  8. Engenharia Civil – Guaratinguetá
  9. Medicina Veterinária – Botucatu
  10. Psicologia – Bauru

Como saber se o curso é disputado

A concorrência de um curso depende de fatores como:

  • Tipo de processo seletivo (Vestibular, Sisu, Enem, ProUni)
  • Turno do curso (diurno, noturno)
  • Reputação da universidade (nota do MEC, reconhecimento no mercado)
  • Nível dos outros candidatos (concorrentes mais bem preparados aumentam a nota de corte)

Por isso, se você planeja disputar uma vaga no ensino superior e quer saber se o seu curso é concorrido, o primeiro passo é conhecer de perto o sistema de ingresso praticado pela instituição que você escolheu.

Se for preciso prestar o Vestibular para ingressar na universidade em que você pretende estudar, informe-se sobre a relação candidato/vaga do seu curso em edições anteriores do exame. Procure saber também a nota de corte, ou seja, a pontuação mínima para conseguir passar. Tanto as notas de corte quanto a concorrência mudam a cada edição. Use essas informações apenas como referência.

Para concorrer a uma vaga por meio do Sisu, descubra a nota de corte do seu curso, turno, universidade e modalidade nos processos seletivos recentes. Embora essa informação também mude a cada semestre, ela pode dar uma ideia da menor nota que você precisa obter no Enem para entrar naquele curso. Durante o período de inscrições do Sisu você pode consultar as notas de corte da edição em andamento e, se for o caso, mudar sua opção de curso para aumentar suas chances de conseguir uma vaga.

Quem se encaixa nos critérios de seleção para uma bolsa de estudos em faculdade particular pelo ProUni também deve ficar atento às notas de corte para o curso, turno, universidade e modalidade que pretende disputar. A nota de corte é o menor desempenho no Enem que o candidato precisa atingir para conseguir aquela vaga. Enquanto durarem as inscrições você pode acompanhar a nota de corte para entrar na vaga que você selecionou e, se for o caso, modificar suas opções para aumentar as chances de passar.

Muitas universidades privadas estão substituindo as provas do Vestibular pela simples apresentação da nota do Enem. As regras mudam de acordo com a instituição e o melhor a fazer é consultar diretamente o edital do processo seletivo da faculdade em que você pretende estudar.

 

Onde estudar em São Paulo

Tão importante quanto conseguir entrar na faculdade é ter a certeza de que o seu diploma será reconhecido pelo Ministério da Educação e terá validade no mercado de trabalho.

Conheça algumas das principais universidades de São Paulo credenciadas pelo MEC:

 

Universidades Privadas:

 

Universidades Públicas:

Veja também:

Faculdades em SP

 

O curso que você pretende fazer está entre os mais concorridos? Conte para a gente nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário