dcsimg

Vestibular em

Enem pode habilitar candidatos para universidade em Portugal

Pela primeira vez, uma instituição estrangeira vai adotar o Enem como forma de ingresso de brasileiros aos seus cursos de graduação. Esta é a proposta de Universidade de Coimbra, em Portugal, que a partir deste ano abre as portas de suas instalações aos brasileiros que desejam estudar fora do país. A decisão desta universidade se deu devido a muitos estudantes brasileiros procurarem por ela, pois a instituição tem 2 mil brasileiros matriculados, de um total de 23 mil estudantes.

Com as notas do Enem, não será mais necessário que os estudantes brasileiros façam os exames portugueses (o que antes era imprescindível). Segundo o vice-reitor da universidade, Joaquim Ramos de Carvalho, "o Enem tem qualificações equivalentes às exigidas pelos os exames portugueses. Consideramos que podemos aceitar sem necessitar passar por prova".

A universidade aceitará o exame de qualquer das edições a partir de 2011. As notas do exame terão pesos diferentes, de acordo com o curso optado pelo candidato. Para conhecer a tabela, acesse o site da universidade.

Joaquim Ramos de Carvalho, disse ainda que eles têm acompanhado a evolução e o sucesso do Enem e que a prova disso é o número de universidades brasileiras que aceitam o exame como forma de ingresso. São instituições muito respeitadas em Portugal.

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) vê esta abertura como prova da consolidação do Enem como critério de acesso ao ensino superior.

Neste ano, o exame será aplicado nos dias 08 e 09 de novembro de 2014. O edital oficial ainda não foi publicado, o que deverá acontecer no mês de maio, conforme as edições anteriores.

Sobre a Universidade

Em 2013 a Universidade de Coimbra foi incluída na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). É a instituição portuguesa de ensino superior mais antiga daquele país.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo