dcsimg
Contato Anuncie


Busca: Buscar

Newsletter

Assine e receba informações atualizadas no seu e-mail:

Cadastrar

Vestibular em

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Página inicial : notícias

Data do Enem 2014

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) divulgou a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2014: dias 8 e 9 de novembro.

Apesar de haver enviado às escolas o pedido de consulta para disponibilidade de espaço para a prova, o MEC disse que o calendário definitivo ainda não está pronto.

O Enem foi criado em 1998 com a finalidade de avaliar o desempenho do aluno, e a qualidade de ensino. Mas desde 2009, a exemplo dos Estados Unidos que se utilizam do SAT (teste de aptidão) como parte do processo de seleção de alunos às universidades, o MEC utiliza o exame como forma de ingresso às instituições federais de ensino superior, através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada).

O Enem também é utilizado como critério de aprovação para o ProUni e FIES. E ainda é usado para certificação do ensino médio de estudantes maiores de 18 anos que não possuem o documento.

Como o edital do Enem 2013 foi divulgado em maio do referido ano, é possível que neste ano, o edital do Enem 2014 também seja divulgado neste período.

Sobre as provas

Nos dois dias de provas, o candidato responderá a 180 questões de múltipla escolha e fará uma redação. E além do conteúdo do Ensino Médio, são cobradas cinco competências do candidato:

1. Domínio da linguagem (DL) (o aluno precisa conhecer a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas estrangeiras (Espanhol ou Inglês).

2. Compreensão de fenômenos (CF) (o aluno precisa construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento).

3. Enfrentar situações problemáticas (SP) (o aluno precisa saber interpretar dados e informações que lhe são apresentados de diversas maneiras, para assim tomar decisões e enfrentar situações problema).

4. Construção de argumentação (CA) (o aluno precisa saber construir forte argumentação diante das informações disponíveis.

5. Elaboração de propostas (EP) (o aluno precisa saber como recorrer ao que aprendeu na escola para elaborar propostas que lhe são apresentadas).

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Busca de cursos



Busca de faculdades



Quem somos

Contato

Anuncie

Faculdades

Cursos

Agenda

Notícias

Artigos

Dicas

Gabaritos

Resultados

Provas

-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: