Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Melhores faculdades de Serviço Social em São Paulo

Serviço Social é o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na sociedade. O assistente social trabalha com a questão da exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Cria campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e implanta projetos assistenciais. Em penitenciárias e abrigos de menores, propõe ações e desenvolve a capacitação para a reintegração dos marginalizados. É obrigatória a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social para o exercício da profissão.

O curso de Serviço Social em São Paulo

O interessado no curso de Serviço Social poderá atuar em São Paulo em diversas oportunidades, todas elas relacionadas ao convívio e relacionamento entre pessoas.

Principais disciplinas do curso de Serviço Social

Para se diplomar no curso de Serviço Social o interessado será submetido a uma carga horária composta por diversas disciplinas, principalmente aquelas relacionadas as ciências sociais. Acompanhe agora algumas disciplinas comuns aos cursos de Serviço Social.

  • Antropologia Social;
  • Fundamentos Filosóficos;
  • Economia Política e Serviço Social;
  • Fundamentos Éticos do Serviço Social.

Características e habilidades necessárias para ser um bom bacharel em Serviço Social

Para se dar bem na carreira, é esperado principalmente que os interessados possuam facilidade no relacionamento com as pessoas. Além disso, facilidade na resolução de conflitos e paciência são fatores complementares que contribuem na formação de um bom profissional.

Melhor faculdade de Serviço Social de São Paulo

O Ministério da Educação (MEC) se baseia, anualmente, em três critérios para avaliação dos cursos de graduação no Brasil, são eles: Conceito Preliminar de Curso (CPC), conceito do Curso (CC) e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Seguindo esses critérios, confira agora a melhor opção de graduação em Serviço Social no estado de São Paulo:

Como as faculdades são avaliadas pelo MEC

Saiba mais sobre os critérios de avaliação do MEC:

A primeira avaliação é o Conceito Preliminar do Curso (CPC). Nessa avaliação são observados as instalações e a infraestrutura, o corpo docente, o plano pedagógico, os alunos, os recursos didáticos e pedagógicos.

A segunda avaliação é o Conceito do Curso (CC), que é uma nota final feita a partir de uma visita presencial, porém as faculdades que possuem nota 3, 4 ou 5 no CPC podem escolher por não receber a visita do MEC.

A terceira avaliação é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Esse exame é realizado para todos os cursos de todos os cursos de graduação legalizados pelo MEC. O exame cobra conteúdos progmáticos específicos de cada carreira, além de ser aplicados para alunos ingressantes e concluintes. 

Você sabia da qualidade do curso de Serviço Social oferecido por essas faculdades em São Paulo? Conte para nós tudo que você conhece sobre esse assunto nos comentários.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário