Artigos 25 de novembro de 2017
Melhores Faculdades de Radiologia em São Paulo
O curso de Radiologia é bem amplo. Engloba disciplinas das Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, porém o enfoque maior é para a área médica, uma vez que o curso forma profissionais aptos para o manuseio de equipamentos radiológicos.
Atualmente a demanda no mercado de trabalho para os técnicos em Radiologia aumentou devido ao crescimento da popularização dos convênios médicos, de saúde em geral e com os avanços da tecnologia. Os maiores empregadores desses profissionais, os quais estão cada vez mais requisitados, são os hospitais, as clínicas médicas e os laboratórios de análises clínicas.
A graduação em Radiologia é do tipo tecnólogo e dura três anos, em média. O diploma é de nível superior.
Tem interesse em estudar Radiologia no estado de São Paulo? Então confira a seguir as melhores faculdades!
Melhores faculdades de Radiologia em SP
Confira abaixo as faculdades que possuem os melhores cursos de Radiologia no Estado de São Paulo, segundo a avaliação do Ministério da Educação.
Estas instituições receberam pelo menos uma nota máxima nos quesitos avaliados pelo MEC (Conceito do Curso, Conceito Preliminar do Curso e Enade):
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
- Universidade Paulista (UNIP)
- Faculdade Santa Marcelina (FASM)
- Centro Universitário São Camilo (SÃO CAMILO)
- Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS)
Por ser um curso relativamente recente, nem todas as faculdades autorizadas pelo MEC a oferecer a graduação em Radiologia já passaram por todos os ciclos de avaliação.
Destacamos o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) e a Faculdade das Américas (FAM) que, além de terem avaliação positiva junto ao MEC, trabalham com facilidades de pagamento como ProUni, FIES, bolsas de estudos, parcelamentos, descontos e convênios.
O que se estuda em Radiologia
As principais disciplinas que compõem o currículo dos cursos de Radiologia são:
- Biologia;
- Anatomia;
- Informática;
- Proteção Radiológica;
- Gestão Computacional;
- Ética e Bioética;
- Fisiologia;
- Medicina Nuclear;
- Patologia;
- Radioterapia;
- Ressonância Magnética;
- Comunicação Empresarial;
- Radiologia Industrial;
- Protocolo de RMN;
- Proteção e Higiene da Radiação;
- Práticas de Cuidado com a Saúde;
- Densitometria Óssea.
Mercado de trabalho para quem se forma em Radiologia
O profissional de Radiologia possui uma formação sólida, voltada tanto para a área médica e farmacêutica – hospitais, clínicas, farmácias, laboratórios e consultórios odontológicos – como para a área da engenharia – indústrias, fábricas e construções.
O técnico em Radiologia pode trabalhar como operador de máquinas de diagnósticos como, por exemplo, realizando exames de raio-X, de ressonância magnética, de radiologia convencional, de tomografia computadorizada, de mamografia, de densitometria óssea e também com rastreamento de estruturas metálicas e de tubulações. Há também a possibilidade de o profissional pesquisar e desenvolver outras tecnologias que melhorem a transmissão das imagens computadas e a segurança na utilização das máquinas.
Veja também:
Melhores faculdades privadas de SP
E você, já decidiu qual faculdade de Radiologia escolher? Então conte para nós aqui nos comentários o motivo que levou você a fazer tal escolha!