Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Melhores faculdades de Fisioterapia de SP

O curso de Fisioterapia

Antes de conhecer as melhores faculdades, é essencial saber o que um fisioterapeuta faz e quais são seus maiores interesses. A fisioterapia é um ramo da saúde que contribui, com seu conteúdo específico, para o restabelecimento, a manutenção e a promoção da saúde. Tem um mercado de trabalho promissor devido ao modo de viver das pessoas no futuro relacionado com a busca por qualidade de vida. O curso tem duração de quatro anos e o MEC disponibiliza 112 faculdades cadastradas para estudar.

A avaliação dos cursos de Fisioterapia

Os cursos superiores do Brasil passam por três avaliações realizadas pelo Ministério de Educação. Essas avaliações são interligadas e aplicadas no início e o no fim do curso para conferir a qualidade do ensino tanto em instituições publicas quanto privadas. São estes os três tipos de avaliação: ENADE, CPC e CC. As notas variam de 1 a 5 e quanto mais próximo da nota 5, melhor se classifica a universidade.

Classificação dos cursos de Fisioterapia

Segundo esses critérios de avaliação disponibilizados pelo Ministério da Educação, no estado de São Paulo existem cinco faculdades com notas boas registradas pelo ENADE, CPC e CC que ofertam o curso de Fisioterapia.

São elas:

  • Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), única instituição federal de ensino superior localizada no interior do Estado de São Paulo, que oferece curso bacharelado e presencial, destaca-se pelo alto nível de qualificação de seu corpo docente: 98,92% são doutores ou mestres. Em sua maioria, os professores desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão em regime de dedicação exclusiva.

  • Universidade Estadual Paulista – UNESP

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), que oferece curso bacharelado e presencial, é uma universidade pública brasileira, com atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade. A instituição é uma das três universidades mantidas pelo governo do estado de São Paulo, ao lado da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Criada em 1976, a partir de institutos isolados de ensino superior que existiam em várias regiões do Estado de São Paulo, a Unesp tem 34 unidades em 24 cidades, sendo 22 no interior, uma na capital do Estado, São Paulo e uma no litoral paulista, em São Vicente.

  • Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Tradicionalmente reconhecida como instituição especializada nas ciências da saúde, a Unifesp, que oferece curso bacharelado e presencial, é responsável pela formação de recursos humanos qualificados e pelo desenvolvimento da pesquisa científica em saúde. Seu núcleo de origem é a Escola Paulista de Medicina, cuja fundação remonta a 1933 e que se sustentou por meio de recursos privados e subsídios governamentais até a federalização em 1956. Com a promulgação da lei n.º 8.957, em 1994, a EPM transformou-se em universidade federal, mantendo os cursos ministrados nas áreas de Medicina, Enfermagem, Ciências Biológicas (modalidade médica), Fonoaudiologia e Tecnologia Oftálmica – que hoje integram as Tecnologias em Saúde.

  • Faculdade Marechal Rondon – FMR

Faculdade Marechal Rondon em São Manuel, que oferece curso bacharelado e presencial e localiza-se a 250 quilômetros de São Paulo, foi criada para suprir uma demanda reprimida na região, além de contribuir para o desenvolvimento da educação superior, da pesquisa, da cultura e da integração social de uma localidade com população estimada em mais de 300 mil habitantes. A Faculdade Marechal Rondon faz parte de um complexo educacional comandado pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE, integrado ainda pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, de São Roque e instituições de Ensino Fundamental e Médio. São mais de 50 mil alunos em quatro campi e mais de 30 anos de experiência no setor.

  • Universidade Paulista – UNIP

A Universidade Paulista(UNIP), que oferece curso bacharelado e presencial, tem como missão constituir-se num centro de geração e difusão do saber, articulando as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, em consonância com as demandas da sociedade contemporânea e do mundo do trabalho, respeitando a diversidade e cultivando a solidariedade, a inclusão, os valores humanos e a ética, visando à formação de cidadãos qualificados e potencialmente aptos a contribuírem para o desenvolvimento socioeconômico da sua região de influência.

Gostou de conhecer as melhores faculdades que oferecem o curso de Fisioterapia no estado de São Paulo? Pretende estudar em alguma delas? Conte para a gente nos comentários.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário