Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Melhores faculdades de Engenharia Mecânica em São Paulo

Conhecer o que faz o profissional formado em Engenharia Mecânica é fundamental para aqueles que possuem interesse na carreira. O curso de Engenharia Mecânica é a área da Engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos.

O engenheiro mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Também calcula a quantidade necessária de matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos.

Além disso, o engenheiro mecânico organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança para a produção, controla a qualidade acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas. Costuma trabalhar com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção e de automação e controle, na montagem e automação de sistemas, na manutenção de aeronaves e na indústria de eletroeletrônicos.

O curso de Engenharia Mecânica em São Paulo

Em São Paulo, a carreira está em alta em função da presença forte de empresas relacionadas a área, dentre elas, grandes multinacionais ligadas ao automobilismo, manufatura, aeronáutica, náutica, mecatrônica e automação. Diversas são as opções de universidades para os interessados, opções que vão desde instituições privadas às particulares, em regiões tanto metropolitanas quanto do interior.  O interessado no curso de Engenharia Mecânica deve possuir conhecimento sólido nas disciplinas de exatas, pois são essas dominantes em qualquer curso de engenharia.

Principais disciplinas do curso de Engenharia Mecânica

O curso de tem duração média de cinco anos em período integral (maioria das universidades). Para conseguir receber o diploma de bacharel em Engenharia Mecânica é necessário que o interessado tenha conseguido cumprir a carga horária mínima exigida pela universidade. Geralmente, a carga horária é composta de: disciplinas regulares, disciplinas optativas, estágio obrigatório e trabalho final de conclusão de curso (TCC ou TFG). A seguir, listaremos algumas das principais disciplinas do curso de Engenharia Mecânica:

  • Cálculos;
  • Desenho;
  • Eletromagnetismo;
  • Termodinâmica;
  • Mecânica dos Fluidos;
  • Eletrotécnica;
  • Mecânica dos Sólidos;
  • Máquinas;
  • Legislação;
  • Estágio Supervisionado;
  • Trabalho Final de Conclusão de Curso.

Características e habilidades necessárias para ser um bom engenheiro mecânico


A carreira, apesar de apresentar certa dificuldade em função da complexidade técnica de algumas disciplinas, não deixa de ser uma empreitada interessante, a engenharia é uma área que guarda surpresas e descobertas fascinantes, No entanto, para se dar bem com a profissão, se faz necessário que o interessado esbanje curiosidade, tenha interesse pelos setores que a engenharia mecânica atua. Além disso, facilidade com cálculos, raciocínio rápido e concentração apurada são excelentes indicadores de sucesso com a carreira.

Melhores faculdades de Engenharia Mecânica de São Paulo

De acordo com os critérios de avaliação disponibilizados pelo Ministério da Educação, selecionamos as melhores universidades de Engenharia Mecânica de São Paulo:

Como as faculdades são avaliadas pelo MEC

O ministério da educação utiliza, atualmente, três conceitos para avaliação de cursos, são eles: Conceito Preliminar de Curso (CPC), Conceito do Curso (CC) e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Vamos apresentar uma breve descrição de cada um deles, acompanhe:

A primeira avaliação é o Conceito Preliminar do Curso (CPC). Nessa avaliação são observados as instalações e a infraestrutura, o corpo docente, o plano pedagógico, os alunos, os recursos didáticos e pedagógicos.

A segunda avaliação é o Conceito do Curso (CC), que é uma nota final feita a partir de uma visita presencial, porém as faculdades que possuem nota 3, 4 ou 5 no CPC podem escolher por não receber a visita do MEC.

A terceira avaliação é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Esse exame é realizado para todos os cursos de todos os cursos de graduação legalizados pelo MEC. O exame cobra conteúdos progmáticos específicos de cada carreira, além de ser aplicados para alunos ingressantes e concluintes. 

Você sabia da qualidade do curso de Engenharia Mecânica oferecido por essas faculdades em São Paulo? Conte para nós, nos comentários, tudo que você conhece sobre esse assunto.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário