Artigos 8 de janeiro de 2015
Melhores faculdades de Engenharia Mecânica em São Paulo
Conhecer o que faz o profissional formado em Engenharia Mecânica é fundamental para aqueles que possuem interesse na carreira. O curso de Engenharia Mecânica é a área da Engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos.
O engenheiro mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Também calcula a quantidade necessária de matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos.
Além disso, o engenheiro mecânico organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança para a produção, controla a qualidade acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas. Costuma trabalhar com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção e de automação e controle, na montagem e automação de sistemas, na manutenção de aeronaves e na indústria de eletroeletrônicos.
O curso de Engenharia Mecânica em São Paulo
Em São Paulo, a carreira está em alta em função da presença forte de empresas relacionadas a área, dentre elas, grandes multinacionais ligadas ao automobilismo, manufatura, aeronáutica, náutica, mecatrônica e automação. Diversas são as opções de universidades para os interessados, opções que vão desde instituições privadas às particulares, em regiões tanto metropolitanas quanto do interior. O interessado no curso de Engenharia Mecânica deve possuir conhecimento sólido nas disciplinas de exatas, pois são essas dominantes em qualquer curso de engenharia.
Principais disciplinas do curso de Engenharia Mecânica
O curso de tem duração média de cinco anos em período integral (maioria das universidades). Para conseguir receber o diploma de bacharel em Engenharia Mecânica é necessário que o interessado tenha conseguido cumprir a carga horária mínima exigida pela universidade. Geralmente, a carga horária é composta de: disciplinas regulares, disciplinas optativas, estágio obrigatório e trabalho final de conclusão de curso (TCC ou TFG). A seguir, listaremos algumas das principais disciplinas do curso de Engenharia Mecânica:
- Cálculos;
- Desenho;
- Eletromagnetismo;
- Termodinâmica;
- Mecânica dos Fluidos;
- Eletrotécnica;
- Mecânica dos Sólidos;
- Máquinas;
- Legislação;
- Estágio Supervisionado;
- Trabalho Final de Conclusão de Curso.
Características e habilidades necessárias para ser um bom engenheiro mecânico
A carreira, apesar de apresentar certa dificuldade em função da complexidade técnica de algumas disciplinas, não deixa de ser uma empreitada interessante, a engenharia é uma área que guarda surpresas e descobertas fascinantes, No entanto, para se dar bem com a profissão, se faz necessário que o interessado esbanje curiosidade, tenha interesse pelos setores que a engenharia mecânica atua. Além disso, facilidade com cálculos, raciocínio rápido e concentração apurada são excelentes indicadores de sucesso com a carreira.
Melhores faculdades de Engenharia Mecânica de São Paulo
De acordo com os critérios de avaliação disponibilizados pelo Ministério da Educação, selecionamos as melhores universidades de Engenharia Mecânica de São Paulo:
- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Ilha Solteira – SP – ENADE: 5; CPC: 5 e CC: –
- Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA – São José dos Campos – SP – ENADE: 5; CPC: 5 e CC: –
- Universidade São Judas Tades – USJT – São Paulo – SP – ENADE: 4; CPC: 4 e CC: –
- Centro Universitário Herminio Ometto – UNIRARAS – Araras – SP – ENADE: 4; CPC: 4 e CC: 4
- Universidade Paulista – UNIP – São Paulo – SP – ENADE: 4; CPC: 4 e CC: –
Como as faculdades são avaliadas pelo MEC
O ministério da educação utiliza, atualmente, três conceitos para avaliação de cursos, são eles: Conceito Preliminar de Curso (CPC), Conceito do Curso (CC) e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Vamos apresentar uma breve descrição de cada um deles, acompanhe:
A primeira avaliação é o Conceito Preliminar do Curso (CPC). Nessa avaliação são observados as instalações e a infraestrutura, o corpo docente, o plano pedagógico, os alunos, os recursos didáticos e pedagógicos.
A segunda avaliação é o Conceito do Curso (CC), que é uma nota final feita a partir de uma visita presencial, porém as faculdades que possuem nota 3, 4 ou 5 no CPC podem escolher por não receber a visita do MEC.
A terceira avaliação é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Esse exame é realizado para todos os cursos de todos os cursos de graduação legalizados pelo MEC. O exame cobra conteúdos progmáticos específicos de cada carreira, além de ser aplicados para alunos ingressantes e concluintes.
Você sabia da qualidade do curso de Engenharia Mecânica oferecido por essas faculdades em São Paulo? Conte para nós, nos comentários, tudo que você conhece sobre esse assunto.