Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Melhores faculdades de Engenharia Elétrica em São Paulo

Engenharia Elétrica é a área da engenharia que lida com a geração, a transmissão, o transporte e a distribuição da energia elétrica. O engenheiro eletricista planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas de eletrotécnica, relacionadas à potência da energia. Ele está habilitado a construir e a aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial, no desenvolvimento de componentes eletroeletrônicos, na operação e manutenção de equipamentos em hospitais e clínicas e em projetos de instalações elétricas em indústrias, comércios e residências. Também participa do projeto e da construção de usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares. Além das concessionárias de energia, o profissional com essa graduação encontra emprego em empresas de telecomunicações (desde fábricas de celulares até operadoras de sistemas de comunicação), indústrias de equipamentos, automação, fábricas de motores e geradores, consultorias ou em empresas prestadoras de serviços em computação.

O curso de Engenharia Elétrica em São Paulo

Em São Paulo, diversas são as oportunidades para os graduados em engenharia elétrica. As opções variam entre indústrias, principalmente aquelas relacionadas a área, na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, empresas do setor de eletrônica, entre outras.

Principais disciplinas do curso de Engenharia Elétrica

O interessado em se graduar como engenheiro eletricista deverá cumprir uma carga horária durante os anos de estudos. Diversas são as disciplinas, que variam desde as consideradas mais teóricas as mais práticas. Confira algumas delas:

  • Cálculos;
  • Desenho;
  • Eletromagnetismo;
  • Termodinâmica;
  • Análise de Sistemas Elétricos;
  • Eletrotécnica;
  • Mecânica dos Sólidos;
  • Máquinas;
  • Máquinas Elétricas;
  • Estágio Supervisionado;
  • Trabalho Final de Conclusão de Curso.

Características e habilidades necessárias para ser um bom engenheiro eletricista

Facilidade com números, capacidade apurada de raciocínio e atenção a detalhes são características que certamente contribuirá para a formação do bom engenheiro eletricista.

Melhores faculdades de Engenharia Elétrica de São Paulo

Confira agora, de acordo com os três critérios utilizados pelo Ministério da Educação: Conceito Preliminar de Curso (CPC), Conceito de Curso (CC) e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), os melhores cursos de Engenharia Elétrica de São Paulo:

Como as faculdades são avaliadas pelo MEC

Confira a seguir, como o MEC procede a avaliação dos cursos de bacharelado e licenciatura do país:

A primeira avaliação é o Conceito Preliminar do Curso (CPC). Nessa avaliação são observados as instalações e a infraestrutura, o corpo docente, o plano pedagógico, os alunos, os recursos didáticos e pedagógicos.

A segunda avaliação é o Conceito do Curso (CC), que é uma nota final feita a partir de uma visita presencial, porém as faculdades que possuem nota 3, 4 ou 5 no CPC podem escolher por não receber a visita do MEC.

A terceira avaliação é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Esse exame é realizado para todos os cursos de todos os cursos de graduação legalizados pelo MEC.

Você sabia da qualidade do curso de Engenharia Elétrica oferecido por essas faculdades em São Paulo? Conte para nós tudo que você conhece sobre esse assunto nos comentários.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário