Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Melhores faculdades de Biomedicina de São Paulo

A Biomedicina é a área das Ciências Biológicas voltada para a pesquisa das doenças humanas, suas causas e os meios de tratá-las. O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e procura medicamentos e vacinas para combatê-las. Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças, e análises bromatológicas, para verificar contaminações em alimentos. Esse profissional trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde, fazendo pesquisas e testes. Atua em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos.

O curso de Biomedicina em São Paulo

A carreira está em alta. No estado o profissional terá diversas possibilidades de ingresso no mercado de trabalho, com opções como indústrias farmacêuticas, laboratórios, hospitais, entre outros.

Principais disciplinas do curso de Biomedicina

O curso de Biomedicina abrange principalmente assuntos relacionados às ciências biológicas. No entanto, isso não significa que o estudante não terá contato com disciplinas de outras áreas, esse contato tem sido frequente nas grades atuais pois garante uma formação completa para o estudante. Confira a seguir algumas disciplinas que compõe a grade curricular do curso:

  • Anatomia Humana;
  • Biofísica;
  • Citologia
  • Epidemiologia e Saúde Pública;
  • Fisiologia;
  • Histologia;
  • Homem e Sociedade;
  • Parasitologia;
  • Estágio Supervisionado;
  • Trabalho Final de Conclusão de Curso (TFG ou TCC).

Características e habilidades necessárias para ser um bom Biomédico

Dedicação, força de vontade e curiosidade são fatores essenciais para qualquer estudante que almeje uma careira de sucesso. No caso específico da carreira de biomedicina, é esperado que o interessado tenha capacidade apurada de observação e atenção a detalhes, interesse pela área e sobretudo vontade de estudar as disciplinas do curso.

Melhores faculdades de Engenharia Mecânica de São Paulo

O Ministério da Educação (MEC) possui três critérios de avaliação de cursos: Conceito Preliminar de Curso (CPC), Conceito do curso (CC) e o Exame Nacional de Desempenho de estudantes (ENADE). Seguindo esses critérios, confira a seguir os melhores cursos de Biomedicina do estado de São Paulo:

Como as faculdades são avaliadas pelo MEC

O curso será avaliado pelos critérios do Ministério da Educação para medir a qualidade do ensino tanto em escolas públicas quanto privadas. Uma dessas avaliações ocorre por meio de provas no início e no fim do curso. As avaliações acontecem através do ENADE, CC e CPC.

A primeira avaliação é o Conceito Preliminar do Curso (CPC). Nessa avaliação são observados as instalações e a infraestrutura, o corpo docente, o plano pedagógico, os alunos, os recursos didáticos e pedagógicos.

A segunda avaliação é o Conceito do Curso (CC), que é uma nota final feita a partir de uma visita presencial, porém as faculdades que possuem nota 3, 4 ou 5 no CPC podem escolher por não receber a visita do MEC.

A terceira avaliação é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Você sabia da qualidade do curso de Biomedicina oferecido por essas faculdades em São Paulo? Conte para nós tudo que você conhece sobre esse assunto nos comentários.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário