Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Melhores faculdades de Agronomia em São Paulo

O agrônomo é o profissional que estuda, analisa e acompanha os processos produtivos, desde quando se planta a semente até o cálculo dos estoques de produtos. Esse profissional estuda as melhores maneiras de se preparar o solo, de combater as doenças e pragas e de armazenar a produção obtida para fins comerciais ou não.

O Curso de Agronomia em São Paulo

Em São Paulo, o mercado de trabalho proporciona boas condições ao agrônomo, devido à forte expansão da agropecuária no país. Isso ocorre visto que a região apresenta grandes possibilidades tanto para o comércio interno, em função da grande demanda por parte da população, ou até mesmo para a exportação de produtos.

A busca pela qualidade desses produtos tem se tornado cada vez mais competitiva, sendo justamente uma das tarefas do agrônomos atuar para que a produção apresente qualidade superior a preços competitivos. Grandes oportunidades também se encontram na região Centro-Oeste, principalmente devido ao grande cultivo da soja, isso faz com que o profissional não se limite apenas as opções oferecidas no estado.

Principais disciplinas do curso de Agronomia

O curso de agronomia dura, em média, 5 anos. Nos primeiros anos são ministradas disciplinas como biologia e estatística. Já nos anos finais são estudadas matérias específicas como hidrologia, manejo de pastagem, etc. Confira outras disciplinas comuns a grade do curso:

  • Cálculo;
  • Estatística;
  • Química;
  • Genética;
  • Ecologia;
  • Física do Solo;
  • Produção Animal;
  • Olericultura;
  • Estágio Supervisionado;
  • Trabalho Final de Conclusão de Curso (TFG ou TCC).

Características e habilidades necessárias para ser um bom agrônomo

Conhecimentos de economia rural, raciocínio espacial (espaço agrícola), trabalho em equipe, habilidade com cálculos matemáticos, domínio de técnicas aplicadas à agricultura.

Melhor faculdade de Agronomia em São Paulo

Confira qual é a melhor universidade paulista para o curso de Agronomia de acordo com os critérios do Ministério da Educação (MEC): Conceito Preliminar de Curso (CPC), Conceito do Curso (CC) e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

Como as faculdades são avaliadas pelo MEC

O ministério da educação utiliza, atualmente, três conceitos para avaliação de cursos, são eles: Conceito Preliminar de Curso (CPC), Conceito do Curso (CC) e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Vamos apresentar uma breve descrição de cada um deles, acompanhe:

A primeira avaliação é o Conceito Preliminar do Curso (CPC). Nessa avaliação são observados as instalações e a infraestrutura, o corpo docente, o plano pedagógico, os alunos, os recursos didáticos e pedagógicos.

A segunda avaliação é o Conceito do Curso (CC), que é uma nota final feita a partir de uma visita presencial, porém as faculdades que possuem nota 3, 4 ou 5 no CPC podem escolher por não receber a visita do MEC.

A terceira avaliação é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Esse exame é aplicado para todos estudantes dos cursos dos cursos de graduação legalizados pelo MEC.

Você tem interesse pela carreira de agronomia? Sabia dos critérios de avaliação do Ministério da Educação? Não deixe de comentar!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário