Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Melhores faculdades de Enfermagem em São Paulo

O curso de Enfermagem

O curso de Enfermagem visa a formar profissionais que agreguem a ciência e a arte de cuidar com a finalidade de promover, manter e restaurar a saúde do ser humano. O acadêmico de Enfermagem será preparado para atuar em todas as áreas da saúde: docência, assistência e pesquisa. O acadêmico é estimulado a planejar ações de saúde com base em perfil epidemiológico promovendo o espírito de investigação e pesquisa, bem como a compreender a origem e o desenvolvimento dos agravos à saúde humana, em seus vários aspectos: biológicos, psicológicos, sociais e culturais. Durante o curso o acadêmico é preparado para conhecer a realidade social na qual está inserido e ter visão crítica sobre essa realidade, tanto na área hospitalar quanto na atenção básica.

O regime de funcionamento do curso é semestral, em módulos compostos de dois semestres, e com duração de cinco anos (4.800 horas). Os componentes curriculares de cada módulo / semestre têm competências e habilidades que prescindem de pré-requisitos e possibilitam arranjos curriculares alternados, com flexibilidade.

A avaliação dos cursos

Os cursos superiores do Brasil passam por três avaliações realizadas pelo Ministério da Educação; essas avaliações são interligadas e aplicadas no início e o no fim do curso para conferir a qualidade do ensino tanto em instituições públicas quanto privadas. São três os tipos de avaliação: ENADE, CPC e CC. As notas variam de 1 a 5 e quanto mais próximas do 5 melhor se classifica a universidade.

Ranking das melhores faculdades de Enfermagem

  • Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP – SP

A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) é uma escola pública reconhecida pelo Decreto Federal nº 74.179 de 14/06/74, que mantém os cursos de Graduação em Medicina, desde 1968 e de Graduação em Enfermagem, desde 1991. A FAMERP tem por objetivos principais formar médicos e enfermeiros, assim como oferecer aperfeiçoamento para o exercício profissional especializado e não especializado em consonância com as políticas de educação superior e de saúde nacionais.

O compromisso da FAMERP com a formação dos profissionais de saúde e com a qualificação da rede de atenção à saúde confirma-se na oferta de 80 vagas para a graduação de Medicina e 60 vagas para a graduação de Enfermagem. Além disso, os graduados têm a possibilidade de se aperfeiçoarem em áreas especializadas nas vagas dos 61 programas de Residência Médica, 05 de Residência Multiprofissional e 26 de Aprimoramento; todos os cursos são públicos e com bolsa. A Pós-Graduação Stricto Sensu oferece vagas para Mestrado e Doutorado em programas de Ciências da Saúde, Enfermagem e Psicologia em Saúde. Ainda há a possibilidade dos 27 cursos de Especialização Lato Sensu.

  • Universidade Paulista – UNIP – São Paulo – SP

A Universidade Paulista – UNIP – tem como missão constituir-se num centro de geração e difusão do saber, articulando as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, em consonância com as demandas da sociedade contemporânea e do mundo do trabalho, respeitando a diversidade e cultivando a solidariedade, a inclusão, os valores humanos e a ética, visando à formação de cidadãos qualificados e potencialmente aptos a contribuírem para o desenvolvimento socioeconômico da sua região de influência.

De acordo com o artigo 3º do seu Estatuto e com o artigo 2º do seu Regimento Geral, a Universidade Paulista – UNIP -, para a concretização de seus objetivos, tem por finalidade:

    • promover o ensino, a pesquisa e a extensão pelo cultivo do saber, nos domínios da Filosofia, das Ciências, das Letras, das Artes e das Técnicas, e a sua aplicação a serviço do progresso da comunidade e da pessoa humana;
    • contribuir para a formação geral e técnica da comunidade, mediante o preparo de profissionais liberais e especialistas qualificados nos diferentes campos do conhecimento, bem como para a formação de técnicos de nível superior;
    • atuar no processo de desenvolvimento da comunidade que vive em sua área de abrangência e influência;
    • contribuir para o fortalecimento da solidariedade entre os homens;
    • colaborar no esforço de desenvolvimento do País, articulando-se com os poderes públicos e com a iniciativa privada, para o estudo de problemas em nível regional e nacional;
    • participar, mediante a promoção de iniciativas culturais e a prestação de serviços de assistência técnica, na solução de problemas da comunidade.

Conforme artigo 3º do seu Regimento Geral, para alcançar os objetivos propostos, a Universidade Paulista – UNIP – obedece aos princípios de respeito à dignidade da pessoa e aos direitos fundamentais, proscrevendo qualquer forma de discriminação.

  • Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – SP

Fundada em 1968, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), única instituição federal de Ensino Superior localizada no interior do Estado de São Paulo, destaca-se pelo alto nível de qualificação de seu corpo docente: 96,1% são doutores ou mestres. Em sua maioria, 98,6% dos professores desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão em regime de dedicação exclusiva.

Os 48 departamentos acadêmicos da Universidade estão divididos em oito centros: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências em Gestão e Tecnologia, Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade, Ciências Exatas e de Tecnologia, Ciências Humanas e Biológicas, Educação e Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A UFSCar oferece 62 cursos e um total de 2.807 novas vagas na graduação presencial. São 39 opções de cursos em São Carlos (1.797 vagas), seis em Araras (240 vagas), 14 em Sorocaba (620) e três em Buri (150 vagas).

    • Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA – SP

    A Faculdade de Medicina de Marilia (FAMEMA) é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, portanto, pública. Oferece, gratuitamente, os cursos de Medicina e Enfermagem. A Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), em consonância com os movimentos para melhoria do ensino superior e redefinição do perfil e papel dos profissionais de saúde, coloca-se como uma Instituição voltada para as necessidades da população e ocupa um importante papel tanto no Município, como prestadora de serviços, quanto na sociedade, como formadora de recursos humanos. A educação tem sido a grande alavanca para as mudanças da sociedade e a Faculdade de Medicina de Marília tem participado ampla e profundamente das discussões sobre ensino médico e de enfermagem, tanto nos fóruns nacionais como internacionais. O corpo docente apresenta um grande interesse e investimento na própria capacitação e titulação. A Faculdade estimula e apoia essa ebulição de novos conhecimentos, direciona e consolida seu projeto educacional. Os currículos de Medicina e Enfermagem centrados no estudante, orientados à comunidade e utilizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem refletem um trabalho profícuo de seus docentes, estudantes e diretores.

    Então, o que acha de cursar Enfermagem? Deixe aqui sua opinião sobre o curso e as instituições descritas.

    Mostrar ComentáriosFechar Comentários

    Deixe um comentário