Artigos 30 de outubro de 2009
Medicina na Uninove
O curso de Medicina da Universidade Nove de Julho (SP), foi denunciado ao Ministério da Educação, devido à problemas de qualidade e está sob medida cautelar de supervisão. As vagas oferecidas no vestibular da instituição foram reduzidas de 100 para 70.
Desde o início do ano, já foram suspensos pelo MEC o vestibular de quatro instituições, somando 520 vagas, e reduzidas 170 vagas nos processos seletivos das instituições sob medida cautelar em todo o país.
A informação é de que a denúncia tenha sido feita devido ao Ministério, por problemas de infraestrutura no atendimento dos alunos. A instituição estaria aceitando um número de transferências superior ao número de vagas disponíveis, o que estaria provocando uma superlotação das turmas, com perda de qualidade. O conceito 3 obtido pela universidade na avaliação do ministério, fez com que a instituição não entrasse na supervisão inicial.
Até o momento, 17 cursos de medicina estão sob supervisão do MEC. Entre eles, as Federais do Pará, Amazonas e Bahia. No entanto, oito dessas assinaram protocolos de reformulação que não preveem a necessidade de corte de vagas. Em São Paulo, além da UniNove, a Universidade Metropolitana de Santos e a Universidade de Marília tiveram cortes em seus vestibulares.
A instituições têm o prazo até o final do ano para completar as mudanças em corpo docente, estrutura e projeto pedagógico apontadas como necessárias pelo MEC , para então solicitar uma nova visita. Se as alterações não estiverem de acordo, poderá ser aberto um processo administrativo de encerramento.