Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Instituto Mauá abre inscrições

Programa possui três áreas: Engenharia de Alimentos, Processos Químicos e Processos Bioquímicos

Estão abertas as inscrições para as turmas 2011 do Programa de Mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos do Instituto Mauá de Tecnologia. O Programa, destinado a graduados que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos nas áreas de Engenharia de Alimentos, de Processos Bioquímicos e de Processos Químicos para atuar como docente ou em indústrias e centros tecnológicos, desenvolvendo pesquisa científica e tecnológica para a criação de produtos e processos, tem duração de três anos e é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e reconhecido pelo Ministério de Educação (MEC).

Para participar do processo seletivo, o candidato deve enviar currículo para a Instituição e passar por entrevista individual. As inscrições podem ser feitas até 10 de fevereiro, no campus da Mauá em São Caetano do Sul. As aulas começam em março de 2011. O programa do curso prevê que o aluno curse seis disciplinas, duas obrigatórias e quatro eletivas selecionadas entre as oferecidas nas três áreas – Engenharia de Alimentos, Processos Bioquímicos e Processos Químicos – dependendo da linha de pesquisa e do tema por ele adotado para desenvolvimento da dissertação.

A Engenharia de Alimentos é voltada à Análise e Otimização de Processos na Indústria de Alimentos, à aplicação de novas tecnologias no desenvolvimento e na conservação de produtos alimentícios, à Engenharia de Embalagem e à Sanificação Industrial. A linha de pesquisa em Engenharia de Processos Bioquímicos concentra-se em projetos relacionados ao desenvolvimento de sistemas combinados para tratamento de águas residuárias visando à remoção de poluentes. Já a Engenharia de Processos Químicos concentra projeto, análise e otimização de processos da indústria química, desenvolvimento de processos químicos com aplicação de micro-ondas e análise do impacto ambiental de sistemas de conversão de energia e processos oxidativos avançados.

No final do curso, o aluno deverá ter cumprido 96 créditos: 36 de disciplinas e 60 da dissertação de mestrado, ser aprovado no exame de qualificação e apresentar sua dissertação à banca examinadora. O campus da Mauá possui infraestrutura para o aluno desenvolver trabalhos experimentais e dispõe de duas plantas-piloto e mais de 100 laboratórios, alguns específicos para as linhas de pesquisa do Mestrado.

Fonte: Instituto Mauá Online

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário