Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Hospital-escola

Em janeiro de 2009, a Cruzada Bandeirante São Camilo – Assistência Médico-Social e a Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo firmaram uma parceria para a administração do Hospital Geral de Carapicuíba (HGC), proporcionando bons frutos a toda a comunidade acadêmica, assim como para a população em vulnerabilidade social dos municípios de Carapicuíba, Osasco e Barueri.

A São Camilo conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo para administrar o custo operacional do Hospital Geral de Carapicuíba, totalmente dedicado ao atendimento de pacientes provenientes do SUS – Sistema Único de Saúde.

Atualmente, são assistidos pacientes com média e baixa complexidade no HCG, e a meta da São Camilo é implementar também atendimentos para pacientes de alta complexidade, como, por exemplo, a realização de implantes, transplantes e tratamentos em oncologia.

Essa parceria entre o Governo do Estado e a São Camilo acontece em bom momento, pois é uma necessidade dos cursos de medicina possuírem um hospital de ensino ou um convênio de longo prazo para a realização de residência médica em hospitais públicos no processo de formação do médico. Isso significa um avanço importante para o curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo – SP.

A expectativa é que os alunos dos cursos de graduação das áreas da saúde, ministrados pelo centro universitário, possam atuar dentro do hospital, com a concepção de estágios. Além disso, a estrutura do Hospital Geral de Carapicuíba permite estágios para outras profissões da área da saúde, não apenas da graduação, mas também da pós-graduação.

Com relação ao mercado de trabalho, essa parceria aumentará o número de vagas de estágio para o estudante do curso de Medicina e ampliará o conhecimento dos alunos, que passam a ter contato com a grande rotatividade e diversos casos clínicos que só um hospital geral público oferece.

Fundado há uma década, o Hospital de Carapicuíba (HGC) possui 207 leitos e realiza 35 mil atendimentos por mês, em diversas especialidades médicas. Anualmente, realiza 626.400 diagnósticos e tratamentos, 78 mil atendimentos ambulatoriais, mais de sete mil cirurgias, cerca de 3.600 partos e conta com o apoio de uma equipe médica especializada composta por 255 médicos e 1.045 colaboradores.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário