Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Guaratinguetá curso de asteroides

O astronômo Davide Perna dará o minicurso “Asteroides: observação, taxonomia e mineralogia” no XI Ciclo de Palestras, que será realizado de 21 a 25 de fevereiro, na Faculdade de Engenharia (FEG), Câmpus de Guaratinguetá. O especialista tratará de temas relativos ao trabalho dos pesquisadores envolvidos na futura missão espacial Aster, da qual a Unesp participa. O ciclo é promovido pelo Programa de Pós-graduação em Física da FEG.

Em parceria com o governo russo, a Missão Asper é desenvolvida por instituições brasileiras, como Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), USP, Unicamp, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal do ABC. A Unesp contribui com o projeto por meio das pesquisas do Grupo de Dinâmica Orbital & Planetologia do Câmpus de Guaratinguetá. O professor Perna, que trabalha no Observatório de Copodimonte, em Nápoles, na Itália, é colaborador desse grupo.

Essa será a primeira missão brasileira no espaço profundo, isto é, em regiões que estão além da Lua. O projeto de pequeno porte consiste numa sonda não-tripulada que visitará o asteroide triplo 2001-SN263, descoberto em 2008 por pesquisadores americanos. O corpo celeste está a quase 10 milhões de quilômetos da Terra. Ele é formado por um asteroide principal, com cerca de 2 km de extensão, e outros dois que orbitam ao seu redor.

“A peculiaridade desse conjunto é que a diferença de tamanho entre o asteroide principal e um dos secundários não é tão grande, o que nos revela uma dinâmica complexa”, afirma a professora Silvia Maria Giuliatti Winter, organizadora do evento e coordenadora da pós-graduação. Para ela, a missão será decisiva para que o Brasil adquira capacidade técnica e operacional em astronomia e desenvolva tecnologia e conhecimento teórico na área.

As apresentações de Perna fornecerão ferramentas para observações de asteroides em telescópios de grande porte. As aulas também devem capacitar os cientistas para separar esses corpos celestes por classes espectrais, que são classificações que levam em conta características como massa, temperatura e luminosidade.

Supersimetria

Outro destaque do ciclo será o físico José Abdalla Helayel Neto, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), que também dará um minicurso no evento. O especialista tratará da supersimetria, um dos assuntos mais atuais da física teórica. “É certamente um tema apropriado para os estudantes que queiram ingressar ou se aperfeiçoar em física de altas energias”, diz Silvia.

Além dos minicursos, haverá palestras sobre outros objetos de estudo da física, com cientistas de diferentes universidades. O público esperado é formado por estudantes e pesquisadores da área de ciências exatas, principalmente matemáticos, físicos e engenheiros. Confira a programação completa em http://acessa.me/a9ct . Não é necessário fazer inscrição. Basta assistir a todo o ciclo para ter o certificado de participação. O evento é gratuito.

Fonte: Unesp Online

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário