Artigos 27 de fevereiro de 2009
Financiamento para redução da poluição marinha
A Embaixada dos Estados Unidos, por meio do Escritório de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Saúde, está recebendo propostas para um projeto que resulte na redução de fontes terrestres de poluição marinha, causadas por produtos agrícolas, nos córregos e rios brasileiros.
Serão concedidos US$ 75 mil ao melhor projeto e as propostas devem ser enviadas até 31 de março. Somente propostas em inglês serão aceitas para avaliação.
O projeto selecionado será implantado no Estado do Mato Grosso ou em outro polo de intensa atividade agrícola nos estados brasileiros e incluirá workshops sobre experiências e boas práticas na redução do escoamento decorrente da atividade agrícola.
Terão prioridade no processo de avaliação projetos com ênfase ao combate desse tipo de poluição e os esforços na redução do uso de fertilizantes e aplicação de pesticidas mais eficientes e com menor toxicidade.
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 80% da poluição depositada nas águas costeiras e oceânicas é resultante de atividades de fontes terrestres, sendo que o aumento do uso de fertilizantes por conta da modernização da agricultura é um dos principais fatores que têm contribuido para a poluição marinha e costeira.
Mais informações no site da embaixada.