Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Conheça os cursos de Engenharia EAD que são oferecidos em SP

Quer fazer Engenharia a distância em São Paulo? Saiba quais são os cursos disponíveis e onde estudar.

Cursar uma faculdade de Engenharia é um sonho para muitos brasileiros que buscam uma profissão com ótima oferta de empregos e salários altos.

Existem, ainda, aqueles profissionais de nível técnico que já estão inseridos no mercado de trabalho e precisam do diploma da graduação para crescer na carreira.

No entanto, a alta concorrência nas universidades públicas, as mensalidades altas nas particulares e a carga horária puxada do curso acabam fazendo com que muitas pessoas desistam de seu objetivo.

A boa notícia é que é possível fazer Engenharia na modalidade EAD. Isso mesmo, a distância e em faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC)! Continue lendo para conhecer os cursos disponíveis no estado de São Paulo e tirar suas dúvidas sobre a graduação a distância em Engenharia.

Existe curso de Engenharia a distância em São Paulo?

Sim. De acordo com informações do sistema e-MEC, no estado de São Paulo é possível fazer as seguintes faculdades de Engenharia na modalidade EAD:

Engenharia Civil

Esse curso prepara o aluno para atuar na criação de projetos, gerenciamento e execução de obras em geral, como casas, edifícios, viadutos, estradas, portos, barragens, etc.

A Engenharia Civil também engloba métodos e técnicas que permitem analisar as características do local onde a obra será executada, como solo, ventilação e incidência de raios solares, para definir o tipo de fundação.

Engenharia Elétrica

Ramo da Engenharia que estuda todos os aspectos relacionados à energia elétrica, desde sua produção e transmissão até sua utilização nos imóveis residenciais e comerciais. O engenheiro eletricista pode planejar, supervisionar e executar projetos na área de eletrotécnica.

Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção se ocupa do gerenciamento dos recursos financeiros, humanos e materiais em geral, com o objetivo de aumentar a produtividade de empresas de diferentes setores da economia.

Engenharia Mecânica

Ramo da Engenharia voltado à criação, construção e manutenção de máquinas, equipamentos e sistemas, incluindo veículos, sistemas de refrigeração e aquecimento, além de ferramentas para a indústria mecânica.

Engenharia da Computação

Área relacionada ao desenvolvimento de hardware (parte física do computador, incluindo sua estrutura e periféricos) e software (programas e aplicativos).

O engenheiro da computação também pode atuar no campo da automação industrial e robótica, criando sistemas digitais e robôs para indústrias.

Engenharia de Telecomunicações

O engenheiro de telecomunicações é responsável por projetar, operar e fazer a manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicações, ou seja, é o profissional que desenvolve e põe em funcionamento redes de telecomunicações.

Engenharia do Petróleo e Gás

Área responsável pelo estudo das técnicas utilizadas na descoberta, exploração e comercialização de jazidas de petróleo e gás natural. O engenheiro de petróleo e gás pode atuar em plataformas, refinarias e indústrias petroquímicas em geral.

Engenharia Ambiental

Ramo da Engenharia que busca soluções para conciliar desenvolvimento econômico e uso sustentável dos recursos naturais. O profissional dessa área desenvolve e implementa tecnologias para proteger o meio ambiente de danos causados pela atividade humana.

Engenharia Mecatrônica

O engenheiro mecatrônico desenvolve e opera equipamentos utilizados nos processos automatizados de diferentes indústrias, além de ser responsável pela manutenção desses equipamentos.

Engenharia de Controle e Automação

Assim como a Engenharia Mecatrônica, a Engenharia de Controle e Automação está relacionada ao desenvolvimento e execução de projetos de automação industrial, mas tem uma base majoritariamente elétrica e foca mais em controle e automação.

Engenharia Agronômica

Engenharia Agronômica é o mesmo que Agronomia, área que estuda os métodos e técnicas utilizados na melhoria e conservação da qualidade e produtividade de plantações e rebanhos. O agrônomo atua em diferentes etapas da cadeia produtiva de produtos vegetais e animais.

Como funciona a faculdade de Engenharia EAD

Cada Engenharia possui seu próprio currículo, mas todos os cursos têm duas coisas em comum: ênfase em disciplinas da área de exatas e tempo médio de conclusão da graduação de 5 anos.

A grade curricular de uma faculdade de Engenharia a distância é igual à da graduação presencial, a diferença é que muitas matérias podem ser feitas online, de modo que o aluno tem autonomia para assistir às aulas conforme sua disponibilidade de tempo.

Vale lembrar que, mesmo num curso EAD, é preciso realizar atividades presenciais, como aulas práticas, atividades em laboratórios e provas, além da apresentação do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e realização de estágio.

O aluno deve se informar sobre essas atividades presenciais para se organizar e garantir a conclusão do curso sem imprevistos.

Engenharia a distância tem CREA?

Muitos estudantes ficam em dúvida sobre o validade do diploma obtido no curso de Engenharia a distância: existe alguma diferença entre o diploma de um curso EAD e o de um curso presencial? A graduação EAD dá direito ao registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia)?

Primeiro, não. O diploma do curso EAD tem a mesma validade que o da modalidade presencial. Agora, sobre o CREA, a resposta é: sim, quem conclui Engenharia a distância pode obter o registro junto ao CREA!

Porém, vale lembrar que é fundamental estudar numa instituição reconhecida pelo MEC. Indicaremos algumas instituições bem avaliadas a seguir, continue lendo!

Vantagens

Fazer o curso de Engenharia a distância traz algumas vantagens, entre as quais:

Custo reduzido. As mensalidades dos cursos EAD têm preços mais baixos que os presenciais, além de permitir que o aluno economize com transporte e alimentação fora de casa.

Permite conciliar trabalho e estudo. Mesmo com a carga horária extensa do curso, na modalidade EAD é o aluno quem faz seus horários de estudo, o que torna muito mais fácil trabalhar e fazer faculdade ao mesmo tempo.

Onde estudar Engenharia a distância em São Paulo

Agora que você já sabe como funciona a graduação em engenharia EAD, conheça algumas boas faculdades reconhecidas pelo MEC e que oferecem cursos nessa modalidade em SP:

Veja também:

Quanto ganha um Engenheiro Civil em São Paulo?

Descubra quais as opções de faculdades a distância em SP

Como vimos, estudar Engenharia a distância em São Paulo é possível! Além disso, a modalidade EAD oferece muitas vantagens, dando direito ao mesmo diploma do curso presencial. Então, você já decidiu qual Engenharia vai cursar? Conte pra gente nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário