Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Educação Sem Distância

 

Professor do Centro Universitário Senac e da Escola Politécnica da USP, Romero Tori mostra em 16 capítulos como aproximar alunos e professores para melhor aproveitamento de ambientes e conteúdos, além de discutir os conceitos de presença, distância e interatividade,e as tendências da educação a distância (ou sem distância, como defende ele).

Segundo o autor, a educação deve convergir no futuro para uma única forma de ensino que combine interação virtual, encontros pessoais e uso de tecnologias, como realidade aumentada e jogos – que poderão ser aplicadas em qualquer tipo de curso. “Instrumentos como multimídia, hipermídia e jogos, possuem grande potencial no segmento educacional, que vão desde a apresentação de conteúdos multimídia até a interação entre aluno e professor – ou entre aluno e aluno, ou entre aluno e conteúdo. Na educação apoiada por essas tecnologias, as ferramentas digitais assumem papel de destaque e oferecem novas formas de trabalho e aprendizagem”, afirma.

Ao analisar as possibilidades do ensino virtual, o autor mostra a importância de oferecer diferentes linguagens aos estudantes, como conteúdos criados pelos próprios usuários (blogs, vídeos, wikis); redes sociais (orkut, facebook, twitter); dispositivos móveis (telefones celulares); mundos virtuais (ambientes de realidades alternativas, simuladores);novas formas de publicação (vídeos, áudios, animação). Games e ambientes 3D são ainda outros meios que beneficiam o aprendizado moderno. “Talvez estejamos em breve pedindo aos alunos que liguem seus celulares em vez de desligá-los”, sugere ele.

Há um capítulo especialmente dedicado ao blended learning, conceito que busca a harmonia entre as atividades virtuais e presenciais. Para o autor, essa é uma tendência mundial, que pode aumentar a sensação de proximidade na aprendizagem a distância. Uma vídeo-conferência, por exemplo, pode integrar aluno e professor e um chat promover mais interação entre alunos.

Tori destaca ainda que a America Society Training and Development,a mais importante associação do mundo destinada ao treinamento profissional, coloca o blended learning como uma das tendências da indústria do conhecimento. “À medida que cursos tradicionais ampliarem a utilização de recursos virtuais e cursos a distância incorporarem mais atividades presenciais ao vivo, ficará cada vez mais difícil de separar essas modalidades”, conclui ele.

O lançamento do livro Educação Sem Distância – as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem (Editora Senac São Paulo e Escola do Futuro), será no dia 30 de março às 19h, na Livraria Fnac – Pinheiros. Av Pedroso de Moraes, 858 – Fórum de Eventos – 3º andar. Na ocasião haverá palestra com o autor.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário