dcsimg

Vestibular em

Página inicial : dicas

Você sabe como estudar?

A forma de estudar é a base para adquirir conhecimento. E o vestibular, como todas as provas, é uma forma de medir seus conhecimentos. Esta Dica ensina o passo a passo de como se preparar bem, desde o início, sabendo estudar.

Parte 1

 

 Muitos alunos, apesar do seu esforço, não conseguem obter o sucesso escolar que estaria ao seu alcance, pois trabalham com métodos inadequados.

Saberão todos os alunos estudar? A Escola os ensina a estudar, fornecendo-lhes informação sobre métodos e técnicas de estudo?

Esta página tem como objetivo reunir dados sobre esta questão, de forma simples e despretensiosa.

 

Atitude face às aulas

O sucesso escolar é fortemente afetado pela forma como o aluno permanece na aula, isto é, a sua atitude em termos de expectativas e a maneira como reage aos acontecimentos. Devemos ter atenção aos seguintes aspectos essenciais:

    Atitude positiva

    Espírito de trabalho

    Espírito crítico

   Fazer boas anotações

 ____________________________________________________________________

Técnicas de leitura

Apesar da crescente diversificação dos meios de informações, a maior parte do estudo baseia-se em informação escrita em livros. Veja técnicas que permitem aumentar a eficácia da leitura.

Nem todos os textos são lidos da mesma maneira. Uma novela ou um manual escolar são textos diferentes que requerem diferentes abordagens de leitura.

Podemos distinguir três tipos básicos de leitura.

1. Leitura "em diagonal"

A leitura "em diagonal" é uma observação "por alto" do material escrito, com o objetivo de formarmos rapidamente uma idéia global do seu conteúdo. Esta observação dá atenção aos índices, títulos, subtítulos, e partes do texto que se encontrem em destaque. Devem ser lidos alguns parágrafos e frases ao acaso, no início, no meio e no fim do texto. Um texto com 10 páginas pode ser lido desta forma em apenas 3 ou 6 minutos.

Embora este tipo de leitura seja normalmente usado quando não temos muito tempo disponível, também devemos usar esta técnica como primeira leitura de um texto que pretendemos estudar em profundidade.

2. Leitura normal

Trata-se da leitura completa do texto, de forma corrida e sem grandes interrupções. É o tipo de leitura usada para ler uma notícia de jornal ou uma obra literária. Mas também vários textos de estudo requerem este tipo de leitura. Os principais fatores a ter em conta para a eficácia da leitura completa são os seguintes:

3. Leitura em estudo

Estudar não é apenas ler. Enquanto que a leitura completa se faz sem intervalos, a leitura em estudo é interrompida, constantemente, para que possamos analisar certos pormenores, ou seja, para pensar, comparar, relacionar, criticar, avaliar, memorizar e registrar o que estamos lendo.

Para obtermos o máximo rendimento, a leitura em estudo deve ser sempre precedida das duas formas de leitura anteriores.

Os três tipos de leitura implicam técnicas distintas. Mas, em termos globais, podemos considerar os seguintes aspectos praticamente comuns a todos eles:

    Concentração

    Espírito crítico

    Velocidade de leitura

A leitura          não         deve         ser         feita          palavra             a palavra,             mas sim

 

por grupos de palavras               abarcadas de uma só vez
em cada movimento dos olhos

TESTE

Qual a sua velocidade de leitura?

Experimente ler (em silêncio, sem soletrar as palavras) o seguinte texto, contando o tempo que leva para o fazer (em segundos):

     Quantos planetas há no Sistema Solar? Qualquer pessoa responde com facilidade: nove. Todavia, para chegar a esta simples conclusão, o mundo da astronomia teve de percorrer um longo caminho de descobertas, pistas falsas e erros.
     A família planetária conhecida começava com Mercúrio e acabava com Saturno, até que, em 1781, William Herschel descobriu, de forma acidental, um novo membro da família, Urano, através do telescópio instalado no seu jardim, em Bath (Inglaterra). A descoberta valeu-lhe fama imediata e uma pensão vitalícia do rei.
     Espicaçados pelo êxito de Herschel, outros astrônomos dedicaram-se de imediato a estabelecer as bases de uma nova disciplina, a caça aos planetas, mas foi preciso mais de meio século para localizarem a primeira presa. Netuno foi registrado em 1846, embora a sua existência já antes tivesse sido demonstrada no papel: os astrônomos tinham reparado em ligeiras irregularidades na órbita de Urano, apenas explicáveis pela atração gravitacional provocada por outro corpo de grandes dimensões.
     Generalizou-se assim entre os cientistas, a esperançosa idéia de que os mundos invisíveis podiam ser descobertos observando meticulosamente os sutis movimentos orbitais dos planetas conhecidos.

Agora compare o tempo gasto na leitura com a seguinte tabela:

30 segundos

45 segundos

60 segundos

90 segundos

leitor rápido

leitor médio

leitor lento

leitor muito lento

 (Continua)

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

ver todas+ Dicas

Melhores Redações da Fuvest

 A Fuvest divulgou 53 das melhores redações do vestibular 2010. O tema foi...

Trabalhar a mente para acalmar

Provas como as do vestibular e do Enem são, para muitos, sinônimo de pânico,...

Qual será o seu salário?

 Acesse aqui o SALARIÔMETRO!Para saber o salário médio de admissão...

Eu não entendo Biologia

 Este Blog é feito pelos professores Paulo Rogério, Fabiano Reis...

Jogo de revisão: Ludo Químico

Um aluno do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara,...

AudioDicas

 O pré-vestibular Oficina do Estudante preparou uma série de Dicas em...

Ensino Profissionalizante

 Conheça o Sistec O Ministério da Educação (MEC) colocou, em...

Biblioteca Digital Mundial

 Foi inaugurada, oficialmente, nesta terça-feira (21/04/09), a Biblioteca Digital...

Redação nos Vestibulares

Siga algumas referências e aprenda a escrever bem. 1. Pense no que você quer dizer...

Manual da Nova Ortografia

A Editora Ática/Scipione colocou online o Manual da Nova Ortografia, para consultar na hora...

Artigos Recomendados