Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Curso de Gastronomia em São Paulo

A Gastronomia é a área que envolve a culinária e a alimentação, sempre levando em consideração os aspectos culturais. Está relacionada às técnicas usadas no preparo de bebidas e alimentos e na gestão em restaurantes.

O curso de Gastronomia é ofertado por inúmeras instituições de ensino superior em São Paulo. Vale lembrar que é importante ao aluno conhecer a faculdade em que vai ingressar, como, por exemplo, verificar se ela possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o curso terá validade e o aluno receberá um diploma ao se formar.

Confira mais sobre o curso de Gastronomia e conheça as principais universidades que o ofertam em São Paulo!

O curso

O curso de Gastronomia em São Paulo é ofertado na modalidade de bacharelado e licenciatura. No curso de bacharelado o aluno possui disciplinas teóricas e práticas ao mesmo tempo. Aulas de gastronomia, história, segurança alimentar e microbiologia são ministradas em conjunto com atividades como panificação, preparação de coquetéis, confeitaria e sobremesas. Além disso, a grade curricular do curso ainda inclui matérias gerais, como matemática, sociologia, psicologia e estatística. Esse curso possui duração média de quatro anos.

Já na modalidade de tecnológico, o estudante possui grande parte da carga horária voltada às disciplinas práticas, aperfeiçoando suas habilidades por meio de técnicas de preparo e do manuseio dos instrumentos. Também possui aulas sobre segurança e higiene alimentar, além de aprender a organizar banquetes e eventos. As disciplinas teóricas focam nas áreas de marketing e administração, como gestão empresarial e custos. Algumas faculdades possuem matérias específicas, como dietas alternativas e gastronomia hospitalar. O curso nessa modalidade possui duração média de dois anos.

O valor médio da mensalidade do curso de Gastronomia em São Paulo varia em torno de R$ 2.000,00 , sendo que pode apresentar variações de acordo com a universidade e a modalidade do curso. Também é importante ressaltar que o curso de Gastronomia é ofertado a distância por algumas instituições de ensino superior de São Paulo, sendo que a mensalidade desse tipo de curso também pode variar.

Vale lembrar ainda que algumas instituições de ensino superior ofertam disciplinas de línguas, como inglês, francês e espanhol durante o curso. Algumas faculdades oferecem ao aluno a habilitação de pâtissier e cozinheiro internacional.

O profissional

O profissional formado em Gastronomia planeja, operacionaliza e gerencia diversos tipos de produções culinárias, atuando nas diversas fases da produção alimentícia, sempre levando em consideração os aspectos econômicos, culturais e sociais. Também está apto para atuar na produção e planejamento de cardápios em lanchonetes, hotéis, bufês, empresas alimentícias e hospitais.

O profissional de Gastronomia domina os processos de segurança alimentar e utiliza técnicas apuradas, executando todo o processo de produção de pratos e refeições. Pode ainda se especializar em determinadas áreas, como panificação, confeitaria ou culinária de um país específico, como a culinária japonesa ou francesa. Pode ainda trabalhar na supervisão e treinamento de funcionários, no desenvolvimento de estratégias de marketing para obter o menor custo benefício e prestar assessoria a restaurantes.

Faculdades de São Paulo

Como já foi dito anteriormente, o curso de Gastronomia é ofertado por inúmeras instituições de ensino em São Paulo, seja como bacharelado ou licenciatura. É importante que o aluno verifique qual é o processo seletivo adotado pela universidade: ENEM, vestibular ou prova agendada.

Para os estudantes que não possuem condições de pagar o curso, algumas faculdades oferecem alguns benefícios que podem auxiliar, como FIES, ProUni, bolsas, descontos e convênios.

Confira algumas das principais instituições de ensino superior em São Paulo que ofertam o curso de Gastronomia:

  • Universidade do Sagrado Coração (USC) – Tecnológico;
  • Faculdade Mario Shenberg (FMS) – Tecnológico;
  • Centro Universitário SENAC (SENAC-SP) – Tecnológico;
  • Universidade de Sorocaba (UNISO) – Tecnológico;
  • Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) – Tecnológico;
  • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas – Tecnológico;
  • Centro Universitário São Camilo (São Camilo) – Tecnológico;
  • Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP) – Tecnológico;
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) – Tecnológico;
  • Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) – Tecnológico;
  • Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) – Tecnológico;
  • Universidade Paulista (UNIP) – Tecnológico;
  • Universidade Anhembi Morumbi (UAM) – Tecnológico;
  • Universidade de Franca (UNIFRAN) – Tecnológico;
  • Centro Universitário Monte Serrat (UNIMONTE) – Tecnológico;
  • Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB) – Bacharelado;
  • Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal (UNIPINHAL) – Tecnológico;
  • Faculdade Método de São Paulo (FAMESP) – Tecnológico;
  • Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV) – Tecnológico;
  • Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP) – Tecnológico.

Interessou-se pelo curso de Gastronomia? Então conte para gente!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário