Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Ciência e Tecnologia

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) divulgou nesta terça-feira (29/06), o nome do ganhador do “30º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnologia”, categoria “Divulgação Científica e Tecnologia”, edição 2010. Ele é o pesquisador Roberto Lent, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O prêmio atribuído à categoria Divulgação Científica e Tecnológica é destinado a um pesquisador ou escritor que tenha contribuído de forma significativa na divulgação da CT&I para o grande público.

Reunida no CNPq, a Comissão Julgadora do Prêmio, presidida Prof. Antônio José Silva Oliveira, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), avaliou os 110 trabalhos recebidos, observando o conjunto da obra e os respectivos currículos dos candidatos. Nesta edição, o número de trabalhos inscritos bateu recorde comparado a edições anteriores, tendo um crescimento de 100% com relação a 2007, edição onde também foi julgada a modalidade “Divulgação Científica e Tecnologia”. Dos trabalhos inscritos 72% foram oriundos de Universidades, 16% de Centros de Pesquisa e o restante de autônomos e museus.

Após avaliar todos os trabalhos a comissão escolheu como vencedor o professor Roberto Lent. Segundo a comissão, foi devido ao amplo e contínuo conjunto de sua obra como divulgador da Ciência e pela sua grande contribuição à ciência brasileira. A entrega do prêmio será realizada na abertura da reunião anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), no dia 25 julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O vencedor será agraciado com montante de R$ 20 mil e diploma, além de passagem aérea e hospedagem para participar da solenidade.

O premiado

Roberto Lent possui doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), e pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (1979-82). Iniciou suas atividades de divulgação científica em 1977, como secretario regional da SBPC/RJ. Sua primeira publicação foi na revista Ciência Hoje onde escreveu o seu primeiro artigo de divulgação científica, intitulado “Cem Bilhões de Neurônios”, título esse empregado no livro de Neurociência publicado em 2002 pela editora Atheneu.

Desde 1982 esteve ligado ao “Projeto Ciência Hoje”, como editor e como membro do conselho diretor. Atua principalmente na Divulgação Científica para adultos e crianças, com livros publicados para ambos. Em 2004 e 2005 escreveu uma série de 5 livros infantis sobre Neurociência, “Aventuras de um Neurônio Lembrador” publicado pela Vieira&Lent. Em 2006 fez o roteiro de uma série de historias em quadrinhos, “As Aventuras de Zé Neurim”, veiculadas em Ciência Hoje das Crianças On Line/CH On Line.

Hoje é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atualmente diretor do Instituto de Ciências Biomédicas. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, membro do Conselho Técnico-Científico da CAPES – Ensino Básico, diretor adjunto do Instituto Ciência Hoje e membro do Conselho Nacional da SBPC. Atualmente também chefia o Laboratório de Neuroplasticidade do Instituto de Ciências Biomédicas e escreve regularmente para a revista Ciência Hoje On Line e outros veículos.

Comissão Julgadora

A Comissão Julgadora, nomeada pelo Presidente do CNPq, Carlos Alberto Aragão, foi composta por Antônio José Silva Oliveira (UFMA), presidente da comissão; Aldo de Albuquerque Barreto; Dietrich Schiel (USP); Maria das Graças Lins Brandão (UFMG); Maria das Graças Conde Caldas; Osmir Nunes da Associação Brasileira de Divulgação Científica (ABRADIC); Ana Maria Fernandes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); e Alan Alexander Mendes Lemos da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI).

Leia mais sobre a história do Prêmio José Reis.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário