Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Entenda como conseguir bolsas de estudo em faculdades em SP

Veja como obter uma bolsa de estudos para começar sua primeira ou segunda graduação em São Paulo! Há bolsas para cursos presenciais e a distância.

Atualmente, há 3 formas de conseguir bolsas de estudos para ingressar no ensino superior:

  • Por meio de um programa do governo federal (ProUni).
  • Por meio de sites de bolsas de estudos.
  • Diretamente na faculdade privada.

Mora em São Paulo e deseja começar uma graduação este ano? 

Conheça as principais bolsas de estudos em SP e veja como entrar na faculdade sem perder o sono preocupado com o boleto da mensalidade.

As diferentes bolsas de estudos em São Paulo

Bolsa ProUni 

O Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas de estudos parcial (50%) e integral (100%) em cursos presenciais e EAD de faculdades privadas.

Sendo aprovado no processo seletivo do ProUni, é possível estudar de graça ou pagar somente metade da mensalidade durante todo o curso.

Para participar, é necessário ter realizado o Enem do ano anterior à inscrição no programa. Por exemplo, quem pretende entrar na faculdade com uma bolsa do ProUni em 2021 deve realizar o Enem 2020.

Além disso, há uma pontuação mínima para se inscrever no programa. O candidato deve obter:

  • 450 pontos (ou mais) na média do Enem.
  • Nota superior a zero na redação do Enem.

Ter realizado o Enem e obtido as notas mínimas não são os únicos critérios. O Ministério da Educação (MEC) exige que o participante tenha renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa e se encaixe em um dos perfis abaixo: 

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública OU em escola privada como bolsista integral.
  • Ter cursado parte do ensino médio em escola pública e parte em escola privada como bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino em pleno exercício da profissão e membro do quadro permanente de docentes da escola. Nesse caso, as bolsas são exclusivas para licenciaturas e não há exigências para a renda familiar. 

O processo seletivo do ProUni acontece 2 vezes por ano e concede bolsas de estudos em São Paulo e nos demais estados brasileiros.

Bolsa Mérito Acadêmico

Diversas faculdades oferecem bolsas aos melhores participantes do vestibular aplicado pela instituição. Quanto maior a nota no vestibular, maior o desconto na bolsa válida durante todo o curso.

Para concorrer a essa bolsa de estudos em São Paulo, você deve se inscrever no vestibular da faculdade privada, realizar a prova no dia e horário marcados e aguardar o resultado da avaliação.

Alcançando a pontuação necessária ou uma das melhores colocações no vestibular, basta efetuar a matrícula conforme a orientação da faculdade.

Bolsa Maturidade

Você sabia que cerca de 25 mil universitários brasileiros fazem parte da terceira idade? São estudantes com 60 anos ou mais que estão conquistando o seu primeiro ou segundo diploma de nível superior — dados do MEC.

Devido a essa volta aos estudos, diversas faculdades disponibilizam uma bolsa  especial para quem tem 60 anos ou mais e deseja fazer uma graduação ou pós-graduação presencial ou EAD.

Algumas faculdades nas quais você encontra a bolsa maturidade: Cruzeiro do Sul Virtual (a distância), UNICID, UNIFRAN e Unicesumar. 

Bolsa Enem para ingresso direto

Você participou de alguma edição do Enem a partir de 2010? Então, pode usar a sua pontuação para ingressar direto em uma faculdade e receber desconto de até 100%, válido até a formatura.

A partir de 300 pontos na média, é possível obter descontos na mensalidade. Mas atenção: a bolsa varia conforme a pontuação e a faculdade. 

A Cruzeiro do Sul Virtual (a distância), por exemplo, concede bolsas segundo estas médias no Enem:

  • 300 até 449 pontos: bolsa de até 55% de desconto válida no 1º semestre.
  • 450 até 549 pontos: bolsa de até 58% de desconto válida até a formatura.
  • 550 até 599 pontos: bolsa de até 60% de desconto válida até a formatura.
  • 600 até 699 pontos: bolsa de até 65% de desconto válida até a formatura.
  • 700 até 899 pontos: bolsa de até 75% de desconto válida até a formatura.
  • Acima de 900 pontos: bolsa de 100% de desconto válida até a formatura.

Para obter uma bolsa, basta se inscrever no site da faculdade, informar que vai usar a nota do Enem e enviar o Boletim de Desempenho Individual no Enem. 

Assim, a faculdade calcula a média para conceder a bolsa certa e você poder se matricular no curso desejado.

Onde estudar com bolsa de estudos em São Paulo

Confira algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que concedem bolsas de estudos em SP. 

Além de facilitarem a sua entrada na graduação, são faculdades que ajudam o aluno a ingressar no mercado de trabalho rapidamente:

Veja também:

7 dicas rápidas para ganhar bolsa de estudos para graduação

Agora que você está por dentro das bolsas de estudos em São Paulo, compartilhe sua escolha: comente o nome do curso que deseja fazer na faculdade!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário