dcsimg

Vestibular em

Descubra se existe o curso de Psicologia a distância em SP

Saiba se é possível fazer faculdade de Psicologia EAD em São Paulo, qual a grade curricular do curso e onde estudar!

A faculdade de Psicologia é um sonho para muitos brasileiros, tanto que o curso ficou entre os 10 mais procurados no Sisu 2018.

E uma dúvida muito comum é justamente sobre a existência dessa graduação na modalidade EAD, em São Paulo. Continue lendo para saber mais sobre o assunto.

Existe curso de Psicologia a distância em SP?

Não. De acordo o sistema de informações sobre instituições e cursos de educação superior do Ministério da Educação (e-MEC), não existe faculdade de Psicologia EAD ou graduação em Psicologia semipresencial em São Paulo (nem em outros estados do Brasil).

Mas isso não deve colocar um ponto final em seu sonho de seguir a carreira de psicólogo, mesmo que você precise estudar e trabalhar ao mesmo tempo ou não tenha condições financeiras para pagar mensalidades caras. Abaixo, comentamos algumas alternativas que poderão te aproximar de seu sonho.

Alternativas para quem busca uma faculdade de Psicologia EAD

Se você estava em busca de um curso a distância, saiba que fazer uma faculdade de Psicologia presencial não é tão difícil assim, mesmo para quem acredita não ter tempo nem dinheiro suficiente.

Se o problema é ter que conciliar trabalho e estudo, a boa notícia é que o curso é oferecido em período parcial, ou seja, você pode escolher fazer a faculdade na parte da manhã ou da noite, de acordo com seu horário de trabalho.

Há quem ache muito puxado trabalhar e ter que ir à faculdade todos os dias, porém, muitos profissionais de sucesso encararam esse desafio para chegar onde estão hoje.

Agora, como as vagas nas universidades públicas para Psicologia são extremamente concorridas, a maioria dos estudantes precisa ir para uma instituição particular. Aqui pode surgir mais um obstáculo: o preço das mensalidades. Mas para isso também existem soluções!

Programas de financiamento e bolsas de estudo oferecidos pelas próprias instituições

Muitas universidades particulares têm programas próprios que permitem parcelar as mensalidades de acordo com as condições financeiras do aluno.

A maioria delas também oferece bolsas de estudo para os candidatos que têm um bom desempenho no vestibular, além de convênios com empresas e instituições para a concessão de descontos.

ProUni (Programa Universidade para Todos)

Programa do governo federal destinado a estudantes de baixa renda, que ainda não cursaram o ensino superior e tenham concluído o ensino médio em escola pública (ou foram bolsistas integrais na rede particular).

Com o ProUni é possível conseguir uma bolsa de até 100% em universidades privadas. Para participar, é preciso ter feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, ter feito uma pontuação acima de 450 e não ter zerado a redação.

FIES (Fundo de Financiamento Estudantil)

Outro programa do governo federal que concede financiamento a juros baixos (até zero) para cursos superiores em universidades particulares reconhecidas pelo MEC.

O programa passou por uma reformulação recente e agora oferece diferentes tipos de financiamento, de acordo com a renda familiar do candidato. O valor financiado só começa a ser pago depois que o aluno se forma.

O que se estuda na graduação em Psicologia

Veja as disciplinas que fazem parte do curso de Psicologia, lembrando que os nomes podem variar de acordo com a faculdade e que algumas matérias são optativas, ou seja, o aluno pode escolher se quer cursar ou não.

  • História da Psicologia
  • Filosofia
  • Desenvolvimento da Infância e Adolescência
  • Teorias e Sistemas Psicológicos
  • Fundamentos Epistêmicos da Psicologia
  • Fundamentos de Neuroanatomia
  • Psicofisiologia
  • Psicologia da Aprendizagem
  • Técnicas de Exame Psicológico
  • Clínica Psicanalítica
  • Fundamentos da Saúde Coletiva
  • Psicologia das Organizações
  • Terapia Cognitiva Comportamental
  • Psicologia e Saúde do Trabalhador
  • Desenvolvimento na Idade Adulta e Terceira Idade
  • Fundamentos das Ciências Sociais
  • Organizações e Políticas Públicas
  • Análise Experimental do Comportamento
  • Métodos de Observação em Psicologia
  • Psicologia Social
  • Psicopatologia
  • Psicodiagnóstico
  • Psicologia Hospitalar
  • Psicologia Escolar
  • Psicologia Comunitária

Para se graduar, além de cursar as disciplinas, é preciso passar por um período de estágio e defender um trabalho de conclusão de curso (TCC), também chamado de monografia.

Depois de se formar é preciso obter o registro no Conselho Regional de Psicologia para atuar profissionalmente.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para quem se forma em Psicologia é bem amplo. Veja algumas opções de atuação nessa área:

Atendimento individual em consultório. Esta é a forma tradicional de trabalho do profissional, que através de consultas periódicas auxilia seus pacientes no enfrentamento de problemas emocionais, de comportamento e transtornos mentais.

Marketing. O psicólogo pode atuar na análise do comportamento do consumidor, para criar estratégias de propaganda e marketing direcionadas a grupos específicos.

Orientação profissional. Aconselhamento quanto à escolha da profissão ou mudança de carreira para pessoas de todas as idades.

Psicologia do trabalho. Participação nos processos de seleção das empresas, em estratégias para melhorar os relacionamentos entre os funcionários e na formação de equipes de recursos humanos.

Psicologia educacional. Trabalho voltado ao atendimento de alunos com problemas comportamentais e de aprendizagem. O profissional dessa área pode trabalhar também com a  elaboração de programas educacionais para creches, escolas e universidades.

Psicologia esportiva. O psicólogo trabalha auxiliando atletas profissionais a se prepararem emocionalmente para as competições.

Psicologia hospitalar. Prestação de atendimento psicológico a pessoas internadas em hospitais e a seus familiares.

É importante lembrar que para ter um diploma válido, é preciso estudar numa faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Não se esqueça de verificar essa informação quando for se inscrever num curso de Psicologia, para não jogar tempo e dinheiro fora.

Onde estudar Psicologia em São Paulo

A seguir, organizamos uma lista das boas instituições, que são reconhecidas pelo MEC e que oferecem o curso de Psicologia na modalidade presencial, além de participar de programas de bolsas e financiamento estudantil do governo e de terem sistemas próprios de crédito estudantil e descontos:

Você também pode se interessar por:

Teste Vocacional Psicologia

Quanto ganha um Psicólogo?

Como vimos, ainda não é possível cursar Psicologia a distância em São Paulo nem no restante do Brasil, mas a oferta de cursos presenciais é grande, inclusive no período noturno. E você, pretende começar a faculdade quando? Conte para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo