dcsimg

Vestibular em

Descubra onde você pode usar a nota do Enem 2018 em SP

Quer realizar o sonho de entrar na faculdade no próximo ano? Então, saiba onde usar a nota do Enem 2018 em São Paulo agora mesmo!

Para fazer o Enem e conseguir uma boa pontuação é preciso uma maratona incansável de estudos acompanhada de muita disposição, pois são dois dias de provas e muita matéria. Mas você sabe onde usar a nota do Enem 2018 em SP?

Além de o exame ser a porta de entrada para uma vaga nas faculdades e universidades públicas, a nota do Enem ainda pode ser utilizada por quem deseja estudar em instituições particulares de graça ou pagando apenas uma parte da mensalidade.

O resultado do exame também pode ser utilizado para ingressar em cursos técnicos. O melhor de tudo é que você tem acesso mesmo não conseguindo estar entre os melhores colocados para garantir uma vaga em uma instituição de ensino.

Quer saber onde usar a nota do Enem 2018? Confira o post que criamos especialmente sobre o assunto!

Veja onde usar a nota do Enem 2018 em SP

Desde a edição de 2017, já não é possível utilizar a nota do Enem para conclusão do ensino médio, mas o resultado do exame serve para ingressar no ensino superior e em cursos técnicos.

Se você vai prestar o exame, mas ainda não sabe exatamente o que fazer com a nota obtida na prova, confira as opções disponíveis para usar a pontuação do Enem para entrar no curso superior sem precisar fazer vestibular.

Para concorrer a uma vaga em faculdades e universidades públicas por meio do Sisu

A nota do Enem é a principal forma de ingresso em faculdades e universidades públicas. É por meio dela que os estudantes podem se inscrever para o Sisu (Sistema de Unificação Unificada) para concorrerem a uma vaga nos diversos cursos superiores disponíveis na rede pública de ensino.

Para participar do processo seletivo é preciso fazer a versão mais recente do Enem e tirar uma nota maior que zero na redação. A nota do exame obtida em 2018 pode ser usada para o Sisu de 2019. A seleção acontece em dois períodos do ano: a primeira em janeiro e a segundo no meio do ano.

O processo é todo feito online e o estudante escolhe o curso e as faculdades em que deseja concorrer a uma vaga, de acordo com a pontuação adquirida. Embora não haja uma nota mínima para concorrer a uma vaga pelo Sisu, quem quer ingressar em cursos muito concorridos como medicina ou em faculdades mais bem conceituadas, precisa tirar notas altas no exame.

Para concorrer a uma bolsa pelo Prouni

A nota do Enem 2018 também pode ser utilizada para conseguir uma bolsa pelo Prouni (Programa Universidade para Todos). O processo também acontece duas vezes ao ano: no primeiro e no segundo semestre, o que proporciona aos candidatos mais qualidade e preparo para conseguir uma bolsa de estudos.

O Prouni oferece bolsas de estudos parciais de 50% e integrais. O desconto a ser concedido depende da renda familiar do candidato. Estudantes que têm uma renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa podem concorrer a uma bolsa integral. Já a bolsa parcial é destinada aos estudantes com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Além disso, o candidato a uma bolsa do Prouni precisa ter estudado todo o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista em escola particular.

Para concorrer a esse benefício é preciso alcançar nota mínima de 450 pontos na prova objetiva e não zerar a redação. No entanto, o Prouni é bastante concorrido, dependendo do curso e da instituição escolhida. Os cursos tecnológicos e a distância, geralmente, são menos concorridos.

Para conseguir financiar seu curso superior por meio do Fies

Nem todos conseguem ingressar na faculdade por meio do Sisu ou do Prouni. Então, a única saída para esses estudantes é pagar uma faculdade particular.

A boa notícia é que o Fies oferece excelentes condições de pagamento para os estudantes, pois você consegue financiar até 100% do valor do curso com juros relativamente baixos e só começa a pagar depois que terminar a faculdade.

Diferentemente das opções acima, para conseguir financiamento pelo Fies não é necessário fazer a última edição do Enem. Qualquer edição a partir de 2010 já vale para tentar o empréstimo.

Mas se você está terminando o ensino médio e não fez o exame para recorrer  ao Fies, deve prestar provas para o Enem 2018 a fim de se inscrever no Fies em 2019.

Para entrar em uma faculdade particular sem fazer o vestibular tradicional

Algumas faculdades particulares também aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Nem sempre a última versão é exigida pelas instituições, algumas já aceitam qualquer edição, desde que tenha sido realizada a partir de 2010.

As regras dependem de cada instituição. Algumas aceitam a nota como complemento da nota do vestibular, já outras, apenas a nota do Enem já é o suficiente. Então, se você não conseguir uma vaga pelo Sisu,  nem pelo Prouni, mas não quer fazer o vestibular tradicional para entrar em uma faculdade particular, pode usar a nota do Enem 2018 para iniciar seu curso superior.

Conheça algumas faculdades particulares as quais você pode usar a nota do Enem 2018 em SP

Agora que você já sabe onde usar a nota do Enem 2018, está na hora de conhecer algumas faculdades particulares que aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio como forma de ingresso. Veja a lista!

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
Universidade de Franca (UNIFRAN)

As faculdades citadas são reconhecidas pelo MEC e oferecem diversos cursos em diversas modalidades, tanto presenciais quanto à distância em São Paulo. Então, se você busca uma boa formação, com um bom custo-benefício, essas instituições são boas opções para você.

Veja também

Veja alguns assuntos que caem no Enem

Veja quanto você precisa tirar no Enem 2018 pra ganhar bolsa

Agora que você já sabe onde usar a nota do Enem 2018,  conte-nos como estão indo seus estudos para prestar o exame!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo