dcsimg

Vestibular em

Descubra o que fazer com a nota do Enem 2019 em São Paulo

Veja agora o que fazer com a nota do Enem 2019 em SP e descubra boas faculdades onde estudar com sua pontuação no exame!

O Enem é hoje o caminho mais rápido para quem deseja ingressar na graduação. Seja em faculdades públicas ou privadas, em cursos presenciais ou a distância, com a nota do exame é possível realizar o sonho de obter um diploma de ensino superior.

Embora alguns processos seletivos sejam mais concorridos do que outros, há opções que exigem um desempenho dentro da média e com ingresso facilitado para começar a estudar de forma rápida e sem burocracia.

Prestou o Enem 2019 e quer saber como usar a sua pontuação para entrar em uma faculdade no estado de São Paulo? Confira as 4 alternativas que listamos para você!

1. Entrar em uma universidade pública de SP

Com a nota do Enem 2019, é possível ingressar em uma universidade pública no estado de São Paulo. Isto porque o governo federal oferece milhares de vagas anualmente pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu.

Pelo Sisu, você pode conseguir uma vaga em cursos presenciais em todas as áreas do conhecimento. Veja como funciona:

  • Você deve ter feito a edição mais recente do Enem e tirado nota acima de zero na redação.
  • Não há nota mínima para participar. No entanto, quanto maior for a sua pontuação, mais chances você terá de conseguir a vaga, já que o Sisu é um dos processos seletivos mais concorridos do Brasil.
  • As inscrições começam logo após o resultado do Enem ser divulgado, no início do ano. Há uma segunda edição no segundo semestre.
  • O processo é todo feito pela internet. O período de seleção dura, em média, uma semana e os resultados são divulgados em seguida.
  • Em média, a nota de corte mínima para conseguir uma vaga pelo Sisu no estado de São Paulo fica em torno de 640 a 700 pontos. Essa nota pode variar para mais ou para menos, dependendo do curso.

Candidatos inscritos no Enem 2019 que tiraram nota acima de zero na redação podem participar duas vezes do Sisu: no primeiro e no segundo semestre de 2020.

2. Ganhar uma bolsa de estudos em faculdade privada de SP

Através do Programa Universidade para Todos (ProUni), o governo federal concede bolsas de estudos parciais ou integrais em faculdades particulares de primeira linha. Saiba o que é preciso para concorrer na edição de 2020:

  • Prestar a edição mais recente do Enem, com desempenho mínimo de 450 pontos e nota acima de zero na redação.
  • Ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.
  • Não ter diploma de nível superior.
  • Comprovar renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa.
  • Alcançar um bom desempenho, pois assim como o Sisu, o ProUni é bastante disputado e as notas de corte são altas.
  • Ficar atento às datas: o ProUni acontece no primeiro e segundo semestres do ano, assim que se encerra a seleção do Sisu.

Um diferencial do ProUni é que o programa também concede vagas para cursos a distâncias. É ideal para quem precisa conciliar os estudos com outras atividades e não pode bancar a mensalidade do curso.

Quem estiver dentro das exigências do ProUni, pode usar a nota do Enem 2019 para tentar uma vaga em faculdades particulares do estado de São Paulo.

3. Financiar os estudos em faculdade privada de SP

Alunos que estejam sem condições financeiras de arcar com as mensalidades de um curso superior em São Paulo também podem se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES.

O programa do governo federal concede crédito estudantil a juros baixos, que podem chegar a zero, e prazo bem longo para pagamento — a cobrança começa a ser feita somente após a formatura.

Veja o que é preciso para concorrer ao benefício:

  • Apresentar desempenho mínimo de 450 pontos e nota acima de zero em qualquer edição do Enem a partir de 2010.
  • Comprovar renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.
  • Inscrever-se no processo seletivo, que acontece duas vezes ao ano, logo após o encerramento do ProUni.
  • Garantir bom desempenho no Enem: assim como o Sisu e o ProUni, alunos que alcançam as maiores notas são os que conseguem as vagas. 
  • Checar as notas de corte enquanto a seleção estiver acontecendo. É possível mudar sua opção de curso até o último dia de inscrição.

4. Entrar em uma faculdade particular de SP sem fazer vestibular

É isso mesmo: com a sua nota do Enem 2019, é possível ingressar em uma faculdade particular de São Paulo sem precisar fazer o vestibular. Isto porque diversas instituições trabalham com o sistema de ingresso direto.

Veja como funciona:

  • Você deve entrar no site da faculdade desejada e clicar no link de inscrições.
  • Procure pela opção de ingresso com a nota do Enem.
  • Informe o curso que pretende fazer e a sua pontuação no exame.
  • Pronto! O sistema automaticamente irá informar se você conseguiu ou não a vaga.

O ingresso direto é simples assim: sem comprovação de renda ou necessidade de ter estudado em escola pública. A única exigência é que o aluno comprove ter alcançado a nota mínima necessária, apresentando o Boletim de Desempenho Individual no ato da matrícula.

Através desse sistema, é possível ingressar em cursos presenciais e a distância de todas as áreas do conhecimento. Apenas o curso de Medicina não está disponível, já que demanda um processo seletivo diferente.

Outra vantagem do ingresso direto é que, em muitas instituições, não é necessário pagar taxa para se inscrever.

Escolha a faculdade onde você quer estudar em São Paulo

Centenas de instituições de ensino superior brasileiras participam dos processos seletivos citados neste artigo: Sisu, ProUni, FIES e ingresso direto.

Assim, é necessário escolher uma instituição de qualidade para poder se dar bem na carreira. Veja como é simples fazer essa escolha:

  • Busque por faculdades que sejam bem avaliadas pelo MEC.
  • Confira se a instituição desejada é autorizada pelo MEC a oferecer o curso que você escolheu.
  • Verifique se a infraestrutura de ensino é adequada.
  • Certifique-se de que a faculdade aceita a sua nota do Enem 2019!

Faculdades em SP que aceitam a nota do Enem 2019

Para ficar ainda mais fácil escolher a faculdade onde fazer o curso dos seus sonhos, selecionamos algumas faculdades presentes em São Paulo que são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC.

Todas elas aceitam a nota do Enem 2019 como forma de ingresso em cursos presenciais e a distância. Conheça:

As faculdades listadas acima também oferecem vantagens financeiras como bolsas de estudo, descontos na mensalidade, convênios e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Conheça as faculdades que aceitam a nota do Enem 2019 em SP

Melhores faculdades a distância em SP

Vai usar sua nota do Enem 2019 para entrar em uma faculdade de SP? Conte para a gente nos comentários o curso que você pretende fazer!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo