dcsimg

Vestibular em

Descubra quais são as melhores faculdades de Nutrição em SP

Pensando em ser um nutricionista de sucesso? Então descubra agora mesmo quais são as melhores faculdades de Nutrição de SP!

O curso de Nutrição é voltado para formar profissionais aptos a ajudar o ser humano a ter uma alimentação mais saudável. Seu trabalho consiste em averiguar o valor nutricional dos alimentos e sua ação no organismo, a fim de orientar as pessoas quanto aos benefícios de se alimentar corretamente.

O nutricionista pode atuar tanto em empresas privadas, como restaurantes, quanto em instituições públicas, como escolas e hospitais. Nesses estabelecimentos, ele será responsável por elaborar o cardápio de acordo com o perfil das pessoas do local.

Mas onde estudar Nutrição na cidade de São Paulo? Como saber se a instituição onde pretendo fazer o curso é de boa qualidade? Para tirar suas dúvidas, vamos apresentar algumas das melhores faculdades de Nutrição de SP, de acordo com os critérios de avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Mas antes, vamos entender como o MEC avalia as instituições de ensino superior? Confira!

Como o MEC avalia as instituições de ensino superior no Brasil

O MEC avalia as faculdades levando em consideração três critérios básicos: o Conceito Preliminar do Curso (CPC), o Conceito do Curso (CC) e a nota dos alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Cada um desses critérios recebe uma nota de 1 a 5, sendo que 1 e 2 são insuficientes. Para uma faculdade ser bem avaliada, ela precisa alcançar pelo menos a nota 3 em cada um dos parâmetros estabelecidos.

Uma faculdade que alcança a nota 4 é considerada uma instituição de ótima qualidade, mas aquela que recebe a nota 5 conseguiu chegar ao nível de excelência perante ao MEC. A seguir, vamos entender um pouco sobre os parâmetros avaliados. Vamos lá?

Conceito Preliminar do Curso (CPC): avalia aspectos como infraestrutura, qualificação do corpo docente, recursos psicopedagógicos e desempenho dos estudantes durante o curso.


Conceito do Curso (CC): essa é a nota final de qualidade do MEC para os cursos de graduação das instituições de ensino superior. Neste caso, o Ministério da Educação envia seus consultores para uma visita presencial à instituição.

Enade: avalia o desempenho dos alunos em relação ao curso, levando em conta as habilidades e competências adquiridas ao longo dos anos de estudo. Cada curso é avaliado individualmente.

Como funciona o curso de Nutrição

O curso de Nutrição é oferecido na modalidade de bacharelado e dura, em média, 4 anos. É possível se formar na área fazendo um curso presencial ou a distância, sendo que na modalidade EAD, o aluno precisa comparecer à instituição para fazer atividades práticas em laboratório, além de atividades como provas e apresentações de trabalho.

Então, se você mora em São Paulo e tem interesse em se tornar um nutricionista, pode estudar a distância na Universidade Cruzeiro do Sul Virtual (a distância). Mas se você prefere estudar de forma presencial, encontra o curso nessa modalidade na Faculdade das Américas (FAM).

A carga horária do curso é intensa e o aluno recebe uma formação multidisciplinar. Ele aprende conteúdos relacionados ao corpo humano, em matérias como Anatomia e Fisiologia, além de ter disciplinas específicas sobre nutrição, como Dietética, Avaliação Nutricional e Composição de Alimentos, entre outros conteúdos essenciais para a formação do profissional.

Quais são as melhores faculdades de Nutrição em SP

Agora, vamos ao que interessa: quais são as melhores faculdades de Nutrição de SP, de acordo com os critérios do MEC?

Para que a lista não ficasse muito extensa, selecionamos apenas as instituições que alcançaram as notas 4 e 5 em pelo menos um dos parâmetros de avaliação do Ministério da Educação. Vamos lá?

Universidade Cruzeiro do Sul Educacional (presencial) - Privada
- Universidade Presbiteriana Mackenzie - Privada
- Universidade São Judas Tadeu (USJT) - Privada
- Universidade Nove de Julho (UNINOVE) - Privada
- Universidade Brasil - Privada
- Universidade Paulista (UNIP) - Privada
- Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) - Privada
- Universidade Anhembi Morumbi - Privada
- Centro Universitário SENAC - Privada
- Centro Universitário São Camilo - Privada

Existem outras boas faculdades em SP que oferecem o curso de Nutrição?

Claro! O que não falta em São Paulo são faculdades de Nutrição. Além das que foram citadas, há outras boas instituições na cidade. A seguir, mostraremos algumas faculdades particulares, bem conceituadas pelo MEC e que oferecem o curso de Nutrição.

Algumas destas instituições, como o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), possuem programas próprios de concessão de bolsas de estudo. Além disso, é possível ingressar na faculdade utilizando a nota do Enem, sem a necessidade de fazer vestibular.

Sem mais delongas, vamos conhecer outras faculdades de Nutrição presentes em São Paulo, e que foram bem avaliadas pelo MEC:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
Universidade Cruzeiro do Sul Educacional (Presencial)
Universidade Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
Faculdade das Américas (FAM) 
- Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
- Faculdade Santa Marcelina (FASM)

Bom, agora que você já sabe quais são as melhores faculdades de Nutrição em SP, está na hora de encarar os estudos e garantir sua vaga!

Veja também:

Saiba como conseguir uma bolsa de estudo em São Paulo

Descubra como fazer um curso de Nutrição a distância em SP

E então, gostou do post? Conte nos comentários o que achou do conteúdo e onde pretende fazer seu curso de Nutrição.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo