dcsimg

Vestibular em

Melhores faculdades de Economia em São Paulo

O estado de São Paulo tem mais de 50 faculdades e universidades autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de Economia (Ciências Econômicas). A redação do São Paulo Vestibular consultou as notas dadas pelo MEC a todas essas instituições para elaborar a ranking a seguir, com as melhores faculdades de Economia em São Paulo.

A lista começa com faculdades de Economia que receberam notas 4 ou acima nos três quesitos do MEC (CC, CPC e Enade). Em seguida, listamos aquelas que receberam nota 4 em pelo menos dois dos conceitos avaliados pelo MEC.

Melhores faculdades de Economia em São Paulo

Faculdades de Economia em São Paulo que receberam pelo menos uma nota máxima (5) nos quesitos Conceito Preliminar do Curso, Conceito do Curso e Enade:

Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL 

CC: 5

CPC: 3

Enade: 4

Fundação Universidade Federal do ABC – UFABC

CC: 4

CPC: 4

Enade: 5

Escola de Economia de São Paulo – EESP 

CC: 5

CPC: 4

Enade: 5

Centro Universitário FECAP – FECAP 

CC: 4

CPC: 4

Enade: 5

Universidade Paulista – UNIP

CC: -

CPC: 4

Enade: 5

 

Se você está de olho em uma faculdade que não apareceu no ranking acima, não desanime! Há várias instituições em SP onde você poderá estudar Ciências Econômicas (Economia) com o aval do Ministério da Educação. Mais adiante vamos ensinar como fazer uma busca junto ao MEC.

Enquanto isso, fique com dois exemplos de faculdade de Economia que não apenas são reconhecidas pelo MEC, como também oferecem uma série de vantagens financeiras aos seus alunos, como FIES, ProUni, parcelamento das mensalidades, descontos e convênios:

Como funciona a avaliação do MEC

O MEC atribui três notas diferentes às faculdades e universidades brasileiras:

Conceito Preliminar do Curso (CPC): Vai de 1 a 5, sendo que a nota 3 é satisfatória e as notas 1 e 2 são insatisfatórias. Nesse conceito são avaliadas as instalações e infraestrutura, corpo docente, recursos didático-pedagógicos e desempenho dos estudantes.

Conceito do Curso (CC): É a nota final, feita após avaliação presencial à instituição. As faculdades que tiverem CPC 3, 4 e 5 podem optar por não receber a visita do MEC.

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): prova anual que avalia a qualidade do ensino superior no Brasil. A cada ano, o Enade avalia um conjunto de áreas do conhecimento.

Como foi feita a lista das melhores faculdades

Para entrar no ranking das melhores faculdades de Economia (Ciências Econômicas) em São Paulo, a instituição precisa estar autorizada pelo MEC e em atividade. Os cursos em processo de extinção, extintos e sub-judice ficaram fora da lista, assim como aqueles que, apesar de boa avaliação, têm alguma restrição em andamento por parte do MEC.

Como descubro a nota do MEC para a minha faculdade?

O MEC divulga as notas de todas as faculdades e universidades na internet e qualquer pessoa pode consultar a avaliação de forma gratuita. 

Para descobrir a nota da sua faculdade de Economia em São Paulo, faça o seguinte:

  1. Acesse o site  e-MEC.
  2. Clique na aba “Consulta Avançada”
  3. Na linha “Buscar por”, selecione a opção “Curso de Graduação”
  4. No campo “Curso”, digite: Ciências Econômicas
  5. No item “UF”, selecione a opção “São Paulo”
  6. Selecione o seu município (opcional)
  7. Clique no botão “Pesquisar”
  8. Veja a lista de cursos de Economia em São Paulo, com suas respectivas notas e situação perante o MEC

Se a nota apresentada para o seu curso for um traço (-), isso pode significar que a instituição ainda não recebeu a avaliação do MEC.

Veja também:

Melhores faculdades privadas de SP

Vai estudar Economia em São Paulo? Já encontrou sua faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo