dcsimg

Vestibular em

Conheça ótimas faculdades que aceitam o Enem em São Paulo

Veja ótimas opções de faculdades públicas e privadas em São Paulo que aceitam o Enem como forma de ingresso. Sua nota pode render bolsa de estudos.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado em 1998 e evoluiu muito com o passar do tempo. 

Antes, o exame era usado apenas para avaliar a qualidade de ensino. Hoje, é considerado o maior vestibular do país e vale como forma de ingresso em universidades públicas e privadas.

No estado de São Paulo, existem ótimas faculdades que aceitam o Enem como forma de ingresso e, no caso das particulares, também como critério para concessão de bolsas de estudo. Quer saber quais são? Preparamos uma lista para ajudar você. Confira!

Faculdades públicas de São Paulo que aceitam o Enem

Em São Paulo, existem instituições públicas de ensino superior que participam do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), programa de seleção mantido pelo governo federal. 

As inscrições para o Sisu são gratuitas, 100% online e abrem duas vezes por ano, nos meses de janeiro e junho. A partir de suas notas no Enem, os candidatos a cada curso são classificados e, ao fim do processo, convocados para matrícula.

Veja algumas das faculdades públicas paulistas que oferecem vagas via Sisu:

  • Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Também existem universidades públicas de SP que não estão no Sisu, mas aceitam o Enem como forma de ingresso. Nesses casos, as instituições abrem editais próprios para o processo seletivo. Uma delas é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Faculdades particulares de São Paulo que aceitam o Enem

As universidades privadas têm utilizado cada vez mais o Enem como forma de ingresso. 

Em muitas delas, a nota do Exame é usada para ingresso direto – ou seja, não é necessário fazer o vestibular tradicional: basta apresentar o resultado e efetuar a matrícula.

As regras variam de uma instituição para outra. Algumas faculdades estabelecem uma nota mínima para que o Enem seja aceito como forma de ingresso. 

Outras exigem apenas que o candidato não tenha zerado em nenhuma das provas que compõem o exame.

Também pode haver variações dependendo do curso. Por exemplo: para entrar em Medicina, graduação muito concorrida mesmo na rede particular, os critérios costumam ser mais rígidos.

Há, ainda, algumas instituições com processos seletivos mistos: o candidato precisa fazer o vestibular tradicional, mas pode usar a nota do Enem para ganhar alguns pontos extras. Nesses casos, é preciso consultar o edital do processo seletivo para entender quais são as regras.

Entenda como algumas boas faculdades que oferecem cursos de graduação em São Paulo utilizam o Enem em seus processos seletivos:

  • Universidade Anhanguera: a instituição aceita o Enem como forma de ingresso e disponibiliza, em seu site, uma “calculadora” para verificar se o candidato pode usar sua nota. Nela, é preciso inserir a nota da Redação e a nota geral do exame.
  • Fundação Getulio Vargas (FGV): a instituição disponibiliza parte das vagas de seus cursos para ingresso direto via Enem.
  • UNOPAR: ao se inscrever no processo seletivo, o candidato tem a opção de utilizar a nota do Enem e, com isso, ser dispensado do vestibular tradicional.
  • Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM): a instituição reserva uma quantidade das vagas de cada curso de graduação para a utilização da nota do Enem. O resultado é divulgado antes do vestibular tradicional – assim, quem não for aprovado pelo resultado do Enem pode realizar as provas da instituição.
  • Universidade Cruzeiro do Sul e Cruzeiro do Sul Virtual: aceitam o Enem como forma de ingresso direto e, dependendo da pontuação do candidato, concedem automaticamente descontos e bolsas.
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID): também aceita o Enem como forma de ingresso e distribui bolsas proporcionais ao desempenho no Exame.

Como usar o Enem para estudar com bolsa em São Paulo

Candidatos com bom desempenho no Enem podem concorrer a bolsas e financiamento para estudar em instituições privadas. Alguns programas de incentivo são iniciativas do governo, enquanto outros são mantidos pelas próprias instituições. 

Entre as iniciativas federais, o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) são as opções mais conhecidas. 

Para efetuar inscrição, ambos exigem que o candidato cumpra alguns critérios socioeconômicos e tenha atingido pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas do Enem, sem zerar a Redação.

Mas também existem ótimas faculdades particulares em São Paulo que, além de trabalharem com os programas do governo, mantêm sistemas próprios de bolsas e descontos baseados na nota do Enem.

Dependendo do curso, basta apresentar sua nota do Enem para garantir uma bolsa de estudos parcial, enquanto notas muito boas podem render uma bolsa integral.

Listamos, abaixo, algumas ótimas faculdades de São Paulo que aceitam o Enem como forma de ingresso, trabalham com o ProUni ou o Fies e mantêm programas de bolsas. 

Todas elas são credenciadas pelo MEC (Ministério da Educação) e emitem diplomas válidos em todo o país. Confira e clique sobre o nome da instituição para saber mais:

Gostou das opções? Entre em contato com as universidades para se informar sobre cursos, modalidades e bolsas de estudo.

Leia também:

Saiba tudo sobre o Enem em SP

Descubra quais as melhores faculdades particulares de SP

Você vai fazer ou fez o Enem? Como pretende usar sua nota? Deixe um comentário contando para a gente!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo