dcsimg

Vestibular em

Faculdades que aceitam o FIES em SP

Ter um diploma de nível superior é o sonho de muitos estudantes. No entanto, nem todo mundo consegue uma vaga nas universidades públicas, bolsa de estudos do ProUni ou tem condições de arcar com os custos de uma faculdade privada.

 

Para dar oportunidade a esses estudantes e ampliar o acesso ao ensino superior, o Governo Federal criou, em 1999, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Trata-se de um financiamento a juros mais baixos do que os praticados no mercado, cuja dívida pode ser parcelada em vários anos e só começa a ser paga depois da formatura.

 

Em 2015, o FIES passou por profundas modificações e agora é necessário fazer um processo seletivo e ser pré-aprovado para as vagas disponíveis, que passaram a ser limitadas. O candidato ao FIES precisa cumprir os seguintes requisitos principais:

  • Ter renda familiar bruta mensal de no máximo 2,5 salários mínimos por pessoa.
  • Não ter diploma de nível superior.
  • Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação. Esse critério vale para estudantes que se formaram a partir de 2010. Quem concluiu o ensino médio antes de 2010, ou é professor efetivo da rede pública de ensino básico pedindo financiamento para curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia não precisa apresentar o desempenho no Enem.

Se você cumpre os requisitos para participar do FIES e pretende se candidatar a uma das vagas deste financiamento em São Paulo, veja quais são as faculdades participantes no Estado.

 

Faculdades que participam do FIES em SP

Somente instituições credenciadas pelo MEC e com avaliação positiva podem participar do FIES. A quantidade de vagas e os cursos disponíveis em cada faculdade mudam a cada semestre e podem ser consultados durante o período de inscrições do FIES no site do Programa

Em São Paulo são muitas as faculdades participantes. Conheça algumas das principais:

 

Como encontrar uma faculdade que aceita o FIES em SP

Além das instituições citadas anteriormente, há muitas outras opções de faculdades que aceitam o FIES em SP. No entanto, devido à introdução do processo seletivo no Programa, a melhor forma de descobrir se a faculdade onde você pretende estudar não apenas aceita, mas terá vagas disponíveis do FIES para o curso e turno de seu interesse, é fazer uma consulta durante o período de inscrições.

As inscrições acontecem duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre, e as vagas e faculdades participantes podem ser consultadas somente nesses períodos no site do FIES.

 

Veja também:

FIES vale a pena?

Vai pedir o FIES em SP? Compartilhe suas ideias conosco!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo