dcsimg

Vestibular em

Saiba onde fazer faculdade de Veterinária em São Paulo

Além da tradicional missão de cuidar da saúde dos animais, o veterinário desempenha um papel fundamental na indústria, em fazendas, laboratórios e criadouros.

O melhor de tudo é que em São Paulo o curso está disponível em dezenas de faculdades à sua escolha!

Quer mais? Então saiba onde fazer uma faculdade de Veterinária em São Paulo e descubra como pagar menos para estudar com qualidade reconhecida pelo MEC!

O curso de Medicina Veterinária em São Paulo

Medicina Veterinária é um bacharelado com cinco anos de duração — isso vale para qualquer faculdade que você escolher no estado de São Paulo.

O curso é dedicado ao trato da saúde de animais domésticos e silvestres. Os alunos vão analisar em detalhes a anatomia de diferentes espécies, identificar as principais doenças, o tratamento adequado, as práticas cirúrgicas mais complexas, aprender a desenvolver melhoramento genético e fazer inspeção sanitária de produtos de origem animal.

Como a maioria dos cursos na área da Saúde, Medicina Veterinária conta com diversas disciplinas práticas, que são realizadas em laboratórios especializados, clínicas cirúrgicas ou em escolas-fazenda (dependendo, claro, da estrutura oferecida pela faculdade).

Além de gatos e cachorros, os estudantes aprendem a cuidar de peixes, aves, bovinos, equinos, suínos, caprinos e até de búfalos!

Muitas faculdades têm incluído disciplinas voltadas à administração e ao empreendedorismo em seus currículos – o que é uma boa para quem quer ter mais opções no mercado de trabalho.

Os veterinários têm uma extensa área de atuação, tanto nas cidades quanto no campo.

Nos centros urbanos, os empregos estão principalmente nas clínicas, laboratórios e em pet shops. Em zonas industriais, há oportunidades para trabalhar com inspeção sanitária ou com processamento de produtos de origem animal, por exemplo. No campo, com criação de animais diversos, reprodução e melhoramento genético em fazendas e abatedouros.

O que se estuda na faculdade de Veterinária

São 10 semestres de dedicação e descobertas que abordarão temas como imunologia, parasitologia, anatomia animal, fisiologia, higiene e inspeção.

Para se formar, o aluno terá de passar pelos estágios obrigatórios e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Conheça algumas das disciplinas ensinadas na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL):

  • Bioestatística
  • Anatomia dos animais domésticos
  • Bioquímica e metabolismo animal
  • Histologia animal
  • Microbiologia veterinária
  • Fisiologia animal
  • Imunologia
  • Parasitologia animal
  • Patologia geral veterinária
  • Doenças parasitárias
  • Bromatologia e nutrição animal
  • Melhoramento animal
  • Doenças infecciosas
  • Criação de ruminantes
  • Administração e extensão rurais
  • Clínica cirúrgica de pequenos animais
  • Clínica médica e terapêutica de grandes animais
  • Higiene e inspeção de produtos de origem animal
  • Empreendedorismo
  • Reprodução animal

Quanto custa fazer uma faculdade de Veterinária em São Paulo

Infelizmente, Medicina Veterinária não aparece na lista dos cursos mais baratos do país. A mensalidade de uma faculdade de qualidade pode superar os R$ 1.500 mensais – pelo menos é esse o valor médio cobrado pela maioria das instituições que pesquisamos.

Nessa lista, entra, por exemplo, a Universidade de Franca (UNIFRAN) e a Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).

Por sorte, a maioria das instituições também oferece facilidades para o pagamento desse valor, o que inclui, por exemplo, crédito estudantil próprio (que permite parcelar o valor do curso no dobro do tempo), descontos por pontualidade, bolsas parciais para alunos que tiraram boas notas no vestibular e convênios com empresas e órgãos públicos.

Se você tiver feito o Enem, tem ainda mais opções – inclusive com chance de conseguir estudar Medicina Veterinária totalmente de graça.

Estamos falando do ProUni, o programa de bolsas do governo federal. Com ele, estudantes de baixa renda podem cursar uma faculdade particular de qualidade sem pagar nada, ou tendo que arcar com apenas metade do valor da mensalidade. Para conseguir o benefício, é preciso ter feito o Enem mais recente, alcançar a pontuação mínima exigida pelo programa (450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação), além de se encaixar em critérios de renda familiar mensal e formação escolar. O ProUni é um processo seletivo bastante concorrido. As inscrições abrem duas vezes ao ano.

Outra maneira de facilitar o pagamento do curso de Medicina Veterinária é o FIES, programa de crédito estudantil do governo federal. Com ele, dá para financiar parte das mensalidades a juros baixos e ainda ganhar um super prazo para pagar a dívida. O FIES é concedido por meio de um processo seletivo que também utiliza a nota do Enem — só que aqui vale qualquer edição a partir de 2010. Os candidatos também precisam atender a certos critérios de renda e desempenho nas provas. Assim como no ProUni, as inscrições abrem duas vezes ao ano.

Faculdades de Veterinária em São Paulo

O estado de São Paulo conta com 53 faculdades que oferecem o curso de Medicina Veterinária.

Dessas, apenas duas estão na rede pública. As 51 restantes pertencem à rede particular.

Se você é daquelas pessoas que acabam se perdendo facilmente em meio a tantas opções, a gente dá algumas dicas bem simples de como escolher a faculdade ideal.

Você só precisa:

  1. Certificar-se de que a instituição é reconhecida pelo MEC.
  2. Verificar se o curso está disponível em uma unidade próxima de você.
  3. Garantir que o curso seja bem avaliado pelo MEC, já que isso rende um diploma bem visto no mercado de trabalho, um diferencial e tanto.

Com base nisso, conheça algumas faculdades de Veterinária que escolhemos para você:

Veja também:

Saiba como conseguir uma bolsa de estudos em São Paulo

Está pensando em estudar Medicina Veterinária em São Paulo? Conte para a gente em qual faculdade você gostaria de entrar!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo