dcsimg

Vestibular em

Saiba tudo sobre o curso de Engenharia EAD em São Paulo

Confira os melhores cursos de Engenharia a distância reconhecidos pelo MEC e entenda melhor como funciona essa formação.

A graduação em Engenharia é um curso tão diverso quanto disputado, além de dar acesso a uma das mais prestigiosas profissões. Formar-se engenheiro oferece uma vasta gama de possibilidades de atuação, exercendo diferentes atividades, funções e em diferentes ambientes.

Tamanha diversidade deve-se à forma como a indústria ganhou complexidade e especializou seus processos e campos de atuação ao longo do tempo.

Mas engana-se quem pensa que um engenheiro é aquele cuja atuação está restrita ao canteiro de obras, envolvido na construção de grandes edifícios e pontes. Engenheiros, cada vez mais, encontram oportunidades de trabalho em empresas do mercado financeiro, bancos e grandes indústrias.

Para se ter uma ideia, é tão vasta a possibilidade de atuação dentro do universo da Engenharia que, atualmente, há mais de 50 ramos de Engenharia e cursos especializados nos quais um estudante pode se inscrever.

Tipos de cursos de Engenharia

Existem diferentes formatos e modelos de cursos para quem busca o diploma de engenheiro. Além das opções de formação, o estudante pode optar entre um curso presencial ou a distância.

Ao contrário do que muitos pensam, assim como o curso presencial, o curso a distância também oferece ao estudante a possibilidade de interação com professores e colegas. Contudo, esses encontros acontecem de forma online, ou esporadicamente, em datas pré-estabelecidas.

Como vantagem do curso a distância, há o fato do estudante ter maior autonomia para gerenciar seus horários de estudo, decidindo ele mesmo onde e quando assistirá às aulas e fará seus exercícios.

Veja alguns dos melhores cursos de Engenharia a distância

Embora o curso de graduação em Engenharia a distância seja recente em relação aos cursos mais tradicionais do país, muitos deles já estão autorizados pelo Ministério da Educação (MEC).

Dentro da lista de melhores cursos de Engenharia EAD aprovados pelo órgão, há diferentes ramos, para os mais diferentes perfis. Confira algumas opções de cursos bem avaliados:

Engenharia Ambiental: a formação foca o desenvolvimento sustentável, tendo como objetivo principal da formação capacitar o estudante a desenvolver técnicas de preservação do ar, da água e do solo.

Engenharia Ambiental e Sanitária: a formação capacita o estudante a projetar, construir e gerenciar operações de obtenção e distribuição de água -como a construção de hidrelétricas ou implementação de saneamento básico.

Engenharia Civil: o engenheiro civil é formado para atuar na execução e projeto de construções em geral, como prédios, pontes, ruas, casas, etc.

Engenharia de Computação: a formação capacita o estudante a atuar no universo do desenvolvimento de softwares e tecnologia. Esse profissional estará apto a projetar e implementar sistemas.

Engenharia de Comunicações: o curso de engenharia de comunicações oferece ao estudante uma formação especializada em conhecimentos relativos à tecnologias da informação e de redes de comunicação multimídia.

Engenharia de Controle e Automação: esse profissional recebe formação que o capacita para operar, projetar e gerenciar equipamentos e processo industriais.

Engenharia de Produção: o curso forma profissionais especializados nos processos de produção, capacitados para garantir a eficiência dos  mesmos.

Engenharia de Software: a formação é voltada ao universo da tecnologia e desenvolvimento, gerenciamento e manutenção de softwares.

Engenharia Elétrica: o engenheiro elétrico é especializado em geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Engenharia Mecânica: essa formação capacita o estudante a construir, analisar, operar, projetar e fazer a manutenção de sistemas mecânicos, como motores e máquinas de todo tipo.

Veja boas faculdades para cursar Engenharia a distância

Se você se interessou por algum dos cursos de Engenharia EAD listados acima, saiba que há no Brasil mais de 20 instituições oferecendo cursos dessa natureza.

Confira algumas opções de boas faculdades que oferecem cursos bem avaliados pelo MEC:

O Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA),por exemplo, figura entre os cursos mais bem avaliados pelo MEC nas áreas de Engenharia Civil EAD, Engenharia de Computação EAD, Engenharia de Comunicações EAD, Engenharia de Controle e Automação EAD, Engenharia de Produção EAD, Engenharia Elétrica EAD e  Engenharia Mecânica EAD.

Já a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e a Universidade de Franca (UNIFRAN) estão entre as melhores no curso de Engenharia Ambiental a distância.

Veja também:

Saiba mais sobre Engenharia a distância


Agora que você já sabe sobre a variedade de cursos na área de Engenharia, e também sobre as vantagens dos cursos a distância, conte para a gente qual curso pretende fazer!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo