dcsimg

Vestibular em

Saiba tudo sobre fazer Engenharia EAD em São Paulo

Engenharia é uma das áreas mais bem-sucedidas do mercado nacional. Com uma vasta oferta de postos de trabalho em todas as regiões, é bem remunerada e tem atraído cada vez mais alunos às salas de aula.

Como profissão que se atualizou bastante nos últimos anos, Engenharia hoje é muito mais do que projetar equipamentos ou erguer infraestruturas.

O curso ampliou suas especialidades, passou a investir pesado em gestão de projetos e pessoas e, por sua base altamente tecnológica, está disponível também no modelo a distância.

Quem está em São Paulo não pode reclamar da oferta de cursos de Engenharia EAD. Com certeza dá para encontrar aquela opção em que você estava de olho!

Não acredita? Então saiba tudo sobre fazer Engenharia EAD em São Paulo!

Tudo sobre fazer Engenharia EAD em São Paulo

Engenharia é um bacharelado com cinco anos de duração. De uns tempos para cá começou a se tornar bastante popular na modalidade EAD.

Em São Paulo, onde a profissão é valorizada, mas o dia a dia é corrido, a oferta dessa graduação de um jeito mais dinâmico e flexível veio bem a calhar!

Para você ter uma ideia, hoje já temos as seguintes engenharias disponíveis no formato a distância:

  • Engenharia Agronômica
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia Ambiental e Sanitária
  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Alimentos
  • Engenharia de Computação
  • Engenharia de Controle e Automação
  • Engenharia de Petróleo
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia de Software
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Eletrônica
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Mecatrônica
  • Engenharia Química

Se você está se perguntando como qualquer desses cursos podem ser feitos pelo computador, a gente explica a seguir.

Como fazer Engenharia EAD em São Paulo

O modelo utilizado para os cursos de Engenharia é o semipresencial.

Por determinação do Ministério da Educação (MEC), todo curso de Engenharia precisa reservar uma determinada quantidade de horas às atividades práticas em laboratório. É algo típico da graduação e isso não muda no formato a distância.

Sendo assim, quem quiser estudar Engenharia a distância vai poder usufruir do melhor dos dois mundos.

De um lado, poderá estudar algumas matérias de casa, pela internet, com ajuda de uma plataforma digital de aprendizagem recheada de conteúdos interativos, aulas em vídeo, livros digitais, apostilas e apresentações – tudo o que é necessário para acompanhar as disciplinas.

Os alunos contam com o apoio total de professores on-line e ainda podem trocar aquela ideia com tutores e colegas nos chats e fóruns a qualquer momento.

Do outro lado, tem as atividades presenciais, que acontecem nos polos de apoio da faculdade espalhados por diversas cidades paulistas.

Esses locais são equipados com tudo o que o aluno precisa para desenvolver as práticas da graduação: laboratórios de química, de física, computadores, equipamentos de medição de precisão, máquinas e instrumentos típicos da Engenharia.

A frequência de encontros varia de faculdade para faculdade, mas normalmente é semanal ou quinzenal.

Por isso, fique ligado: se você está se planejando para estudar Engenharia distância, saiba que terá de fazer deslocamentos periódicos ao longo do semestre. Procure escolher um polo de apoio perto de você.

A modalidade semipresencial é reconhecida pelo MEC. Isso significa que os profissionais formados receberão diploma válido no mercado de trabalho, com o qual poderão tentar vaga de engenheiro em indústrias, consultorias, empresas de diferentes áreas de atuação, mineradoras, incorporadoras, institutos de pesquisa, montadoras ou bancos — só para citar alguns.

Ah, o diploma também permite que o profissional faça concursos públicos de nível superior ou ingresse em cursos de pós-graduação.

Lembre-se de que para exercer a atividade é necessário se associar ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do seu estado.

Quanto custa estudar Engenharia EAD em São Paulo

Se uma das grandes vantagens de fazer um curso a distância é a economia de tempo e de dinheiro, entre as engenharias EAD essa característica se mantém – ainda bem!

Fazer um curso de Engenharia a distância em São Paulo sai bem mais em conta que um curso presencial.

Aqui, as mensalidades ficam na faixa dos R$ 600.

Com um pouco de pesquisa você encontra o curso por bem menos, e em faculdades de relevância no cenário paulista.

Na Cruzeiro do Sul Virtual (a distância), por exemplo, você faz diversos tipos de Engenharia pagando cerca de R$ 490 por mês.

Caso o preço ainda esteja acima das suas expectativas, saiba que dá para tentar bolsas para facilitar os seus estudos.

Engenharia está entre os cursos mais populares do ProUni, o programa de bolsas do governo federal.

Para estudar Engenharia EAD totalmente na faixa, o candidato precisa, primeiramente, ter feito Enem mais recente e se encaixar em alguns requisitos socioeconômicos determinados pelo MEC. Depois, é hora de encarar a seleção. Dependendo da faculdade escolhida, pode ser bastante concorrida. Aqueles com as melhores notas têm mais chances de ganhar. As inscrições abrem duas vezes ao ano.

Também é possível tentar bolsa sem ter feito o Enem. Basta consultar as opções disponíveis na faculdade de seu interesse.

Faculdades que oferecem o curso de Engenharia EAD em São Paulo

Em São Paulo, cerca de 50 faculdades oferecem cursos de Engenharia a distância.

É uma oferta considerável, ainda mais se levarmos em conta o número de polos de apoio que cada uma tem pelo estado.

Por isso não custa reforçar: opte sempre por instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC para terminar os estudos com um diploma valorizado em mãos.

Abaixo, a gente selecionou algumas boas faculdades onde você pode tentar a sua vaga em Engenharia EAD em São Paulo:

Veja também:

Engenharia Civil: saiba sobre a carreira e onde cursar

Está se planejando para fazer Engenharia EAD? Conte para gente onde você gostaria de estudar!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

RPD - Site Status Check OK