dcsimg
Contato Anuncie


Busca: Buscar

Newsletter

Assine e receba informações atualizadas no seu e-mail:

Cadastrar

Vestibular em

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Página inicial : dicas

Para se sair bem nas provas

 

Na mídia, em geral, há muitas Dicas para os vestibulandos sobre como se preparar para as provas. Mas faltava o depoimento de professores mineiros, e de Dicas mais abrangentes, menos genéricas. Pensando nisso, o Minas Vestibular entrou em contato com várias universidades (Comissão organizadora das Provas).

As questões básicas são:

- como se organizar em todas as matérias?

- o que ler (Jornais? Revistas? Só os livros obrigatórios?)

- como ler (estudos ajudam? apostilas?)

- o que não se deve fazer?

Fizemos contato com mais de 20 universidades. Selecionamos esta, do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). O artigo do professor Carlos Motta Marins é bem abrangente. Confira. Esperamos que faça bom proveito!

Interpretar corretamente as questões é a chave para se sair bem nas provas

Todos os anos, seja no primeiro ou no segundo semestre, o vestibular assombra os adolescentes. Embora na atualidade as instituições de ensino superior estejam sofisticando e ampliando as formas de ingresso dos estudantes na faculdade, o vestibular ainda é a maneira mais tradicional e comum de os jovens iniciarem um curso de graduação.

Insegurança e ansiedade são maiores e até normais nesta forma de ingresso, já que a prova do vestibular é aplicada em uma condição mais tensa, com grande número de concorrentes. Todavia, as provas também estão cada vez mais bem elaboradas, primando pelo raciocínio e evitando o desgaste mental e até mesmo uma certa paranóia na memorização de fórmulas. Exigindo mais raciocínio do que memorização, os alunos devem ter calma na leitura das questões e uma boa capacidade de interpretação dos enunciados. Entendendo o problema, a solução é baseada em conceitos e não somente na aplicação de fórmulas.

A dica é: leitura. Além da boa preparação nos assuntos específicos, o aluno deve nutrir o bom hábito da leitura, que o torna mais informado e com maior habilidade de interpretação e de escrita. Com boas leituras, o aluno avança em diferentes áreas, como a de Conhecimentos Gerais, Redação e até mesmo nas áreas de Biologia, Física, Química e Matemática, que exigem do aluno entendimento dos enunciados dos problemas.

[As provas - Várias instituições mantêm, em arquivo com link, as provas e os gabaritos de vários anos. Uma boa Dica é resolvê-los e ver o desempenho. Neste processo, você estará revendo seus estudos. - Dica do Minas Vestibular]

A prova do Inatel - As questões do vestibular do Inatel priorizam o raciocínio lógico, sem descartar a fórmula. As provas de Matemática e Física são mistas, com questões abertas e fechadas. As demais disciplinas têm provas objetivas. Há ainda a redação.

Avaliação Seriada e Enem - A dedicação durante o ensino médio pode facilitar o acesso à faculdade e livrar o candidato do estresse do vestibular tradicional. Muitas instituições de ensino superior já oferecem um programa de Avaliação Seriada que avalia o aluno do ensino médio anualmente. Ao final do terceiro ano, o aluno é analisado em função de três exames realizados ao longo do ensino médio. Este tipo de avaliação valoriza os estudantes que trabalham com empenho desde o primeiro ano e que já se conscientizaram de que a boa preparação é alcançada com trabalho permanente, e não somente com dedicação concentrada no final do último ano.

Outra forma de ingresso é através da nota do Enem. Muitas instituições reservam um percentual das vagas para disputa através das notas do resultado apresentado pelo candidato neste exame nacional. Em outros casos, a nota do Enem se soma de forma proporcional ao resultado do vestibular. Alunos que obtêm um bom resultado no exame podem ter vantagens, se comparados aos demais candidatos.

[Nota do Minas Vestibular: em 2009 o MEC resolveu modificar as provas do Enem e propor que as instituições públicas o utilizem como forma de vestibular. Veja no site oficial do Novo Enem ].

Outras dicas dos professores e psicólogos do Inatel

- Faça uma leitura completa da prova com calma e interpretando cada questão antes de começar a resolvê-la. Esta prática pode beneficiar o candidato que identificar a melhor estratégia para resolução, priorizando as questões em que o mesmo possui maior conhecimento. Perder 5 minutos na leitura de uma questão pode significar 10 minutos adiante;

- Pegar a prova e escrever as fórmulas não adianta;

- Pular do início para o fim e vice-versa, a todo instante, também não resolve. A impressão de que resolver as questões de "traz para frente" é mais fácil também é lenda. Há uma lógica na elaboração das provas. Quase sempre as primeiras questões são mais rápidas, simples. A tendência é a evolução do raciocínio. No final, as questões são trabalhosas, porém mecânicas. Isso dá a sensação de que são mais fáceis.

- Tentar tirar as dúvidas minutos antes da prova é comum, mas não é recomendável. O candidato não deve se preocupar com questões que parece não se lembrar e nem com conversas que possam tirar sua concentração. Fuja de pessoas pessimistas!

- Participe dos simulados; eles são importantes no sentido de dar agilidade e condicionamento para as provas;

- Chegue 30 minutos antes do início, não se esqueça de levar material adequado para a resolução da prova e os documentos exigidos;

- Compareça às provas bem alimentado, coma comidas leves que garantam energia sem causar sonolência;

- Leve água, barra de cereais ou chocolate para os locais de prova, para se manter bem alimentado e com vigor ao longo da jornada.

Boa sorte!

________________________________________________________________________________

Por: Carlos Nazareth Motta Marins (Presidente da Comissão Permanente do Processo Seletivo do Inatel).

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Busca de cursos



Busca de faculdades



Quem somos

Contato

Anuncie

Faculdades

Cursos

Agenda

Notícias

Artigos

Dicas

Gabaritos

Resultados

Provas

-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: