Contato Anuncie


Busca: Buscar

Newsletter

Assine e receba informações atualizadas no seu e-mail:

Cadastrar

Vestibular em

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Página inicial : artigos

Melhores Universidades Privadas de SP

31/10/2012

O Ranking Universitário Folha (RUF), publicado recentemente pelo jornal Folha de São Paulo, fez um estudo apontando as melhores universidades do Brasil de acordo com os seguintes critérios:

Qualidade de Pesquisa: indicadores sobre atuação em pesquisa científica;

Qualidade de Ensino: baseada em entrevistas com 597 cientistas e docentes que listaram, individualmente, as 10 melhores faculdades brasileiras em sua área;

Avaliação do mercado: diretores, gerentes ou profissionais responsáveis pelos recursos humanos de empresas e instituições brasileiras  indicaram três instituições de ensino superior para os quais dariam preferência em um processo de contratação.

Baseado no RUF, segue abaixo uma seleção com as melhores Universidades particulares de São Paulo:

 

1º) Universidade Presbiteriana Mackenzie

O Mackenzie, tradicional Instituição que em 2012 completou 140 anos de história, é classificada no RUF como a melhor universidade particular do estado de São Paulo e a 4ª melhor do Brasil. É destaque pela alta posição nos indicadores de produção científica, aceitação do mercado de trabalho e inovação, avaliada pela quantidade de pedidos de patentes no INPI. Além dos indicadores do ranking, a Universidade possui nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC).

Segundo dados recentes, a Instituição possui 32 mil estudantes e oferece 44 cursos.

Site: www.mackenzie.br

2º) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Com quase 70 anos de história, a PUC-SP é classificada como a 2ª melhor universidade particular do estado e figura entre as 10 melhores do Brasil. Destaca-se no RUF pelo elevado indicador no índice que se refere  a aceitação do mercado trabalho, ficando atrás apenas da PUC Minas entre as Universidades Particulares. Além disso, apresenta elevado índice no que diz respeito à produção científica, e possui nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC).

A PUC-SP possui mais de 16 mil estudantes e oferece 61 cursos.

Site: www.pucsp.br

3º) Universidade do Vale do Paraíba (Univap)

Localizada na cidade de São José dos Campos, é também umas das 10 melhores universidades particulares do Brasil. Destaca-se no Ranking principalmente pelo elevado indicador referente à produção científica. Possui uma população acadêmica de mais de 6 mil estudantes e oferece 63 cursos.

Site: www.univap.br

4º) Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp)

Com mais de 7 mil estudantes, a Unaerp destaca-se no RUF pelos índices relativos à pesquisa científica e inovação, na avaliação de quantidade de pedidos de patentes no INPI.

Site: www.unaerp.br

5º) Universidade São Francisco (USF)

Destaca-se no Ranking para seu índice relativo à pesquisa. Possui aproximadamente 10 mil estudantes distribuídos 60 cursos de graduação e pós-graduação nos campi da capital, Campinas, Itatiba e Bragança Paulista.

Site: www. usf.edu.br

6º) Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Tradicional Universidade do interior paulista com mais de 70 anos de história, a PUC-Campinas possui aproximadamente 20 mil alunos e ministra 54 cursos. Entre os dados avaliados no RUF, destacam-se os índices referentes à produção científica e aceitação do mercado de trabalho.

Site: www. puc-campinas.edu.br

7º) Universidade de Franca (Unifran)

A Unifran tem como destaques em sua classificação seus índices referentes à produção científica e quantidade de pedidos de patentes no INPI. A instituição possui uma população acadêmica de mais de 8 mil estudantes distribuídos em 54 cursos ministrados. Dos mais de 500 docentes que lecionam na Universidade, 60% são mestres ou doutores.

Site: www.unifran.br

8º) Universidade Metodista de São Paulo (Unimep)

Fundada em 1938 em São Bernardo do Campo, a Metodista é uma tradicional universidade da região metropolitana de São Paulo. Destaca-se no Ranking pelos seus indicadores relativos à produção científica e aceitação do mercado de trabalho. Possui mais de 27 mil alunos distribuídos em cursos de graduação presencial, à distância (EaD) e pós-graduação.

Site: www.metodista.br

9º) Universidade Cruzeiro do Sul (UnicSul)

Localizada na capital paulista, destaca-se no RUF pelo índice relativo à produção científica. Em 2009, a Universidade recebeu nota máxima (5) da Comissão de Avaliação Institucional externa INEP/MEC. A Unicsul possui mais de 18 mil alunos cursando 94 cursos ministrados em 4 campi na cidade.

Site: www.unicsul.br

10º) Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Localizada em Mogi das Cruzes, região do Alto Tietê, destaca-se no Ranking pelo seus índices relativos à produção científica e quantidade de pedidos de patente no INPI. Possui mais de 17 mil alunos distribuídos entre os 81 cursos ministrados. A UMC possui  3 campi, sendo um na capital paulista.

Site: www.umc.br

Fique por dentro do Ensino Superior em SP acompanhando as publicações e artigos do São Paulo Vestibular.

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Busca de cursos



Busca de faculdades



Quem somos

Contato

Anuncie

Faculdades

Cursos

Agenda

Notícias

Artigos

Dicas

Gabaritos

Resultados

Provas