dcsimg
Contato Anuncie


Busca: Buscar

Newsletter

Assine e receba informações atualizadas no seu e-mail:

Cadastrar

Vestibular em

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Página inicial : artigos

Melhores faculdades de SP

05/09/2012

O Estado de São Paulo concentra parte das melhores universidade e faculdades do Brasil. Para ajudá-lo a decidir qual instituição ingressar, o São Paulo Vestibular apresenta as melhores faculdades de SP de acordo com dados divulgados pelo MEC e pelas próprias instituições. Confira:


USP – Universidade de São Paulo

A USP é a maior universidade pública do Brasil e uma das maiores da América Latina. A instituição é a que mais oferece vagas para cursos de graduação e pós-graduação no país, em todas as áreas de conhecimento. Em 2010, o total de estudantes da universidade era de quase 90 mil distribuídos entre os campi existentes na capital e outras 6 cidades do interior do estado.

A Universidade de São Paulo é líder em pesquisa científica, sendo responsável por aproximadamente 25% da produção científica brasileira.

Na sua estrutura física, a USP possui 42 bibliotecas, um conjunto de museus e galerias de arte como o Museu de Arte Contemporânea e o Museu do Ipiranga e 42 órgãos de ensino e pesquisa, além de 6 institutos especializados e 4 Hospitais e serviços anexos. O ingresso na USP se dá através do vestibular da FUVEST, mais popular e dos mais concorridos do país.

Site: www.usp.br


UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Localizada na cidade de Campinas, distante 100 km de São Paulo, a Unicamp é referência em pesquisa científica no país, sendo responsável por 15% da produção científica brasileira.

Segundo levantamentos divulgados pela própria instituição em 2011, a universidade possui 1.727 docentes dos quais 98% possuem doutorado.

A Unicamp é composta por 22 unidades de ensino e pesquisa, sendo 10 institutos e 12 faculdades onde são ministrados cursos de graduação e pós-graduação nas quatro áreas do conhecimento: Exatas, Tecnológicas, Biomédicas e Humanidades e Artes. Além do campus de Campinas, existem instalações em Piracicaba (Faculdade de Odontologia) e Limeira (Faculdade de Ciências Aplicadas e a Faculdade de Tecnologia).

O ingresso se dá por intermédio de vestibular anual, que é considerado um dos melhores e mais exigentes do Brasil.

Site: www.unicamp.br


UNESP – Universidade Estadual Paulista

Além da qualidade de ensino, um diferencial da Unesp em relação à outras universidades é sua estrutura multicampi que abrange 23 municípios, sendo 1 na capital, 2 no litoral e 20 no interior do estado. Segundo informações divulgadas pelo Governo do Estado de São Paulo, a universidade possui mais de 46 mil estudantes e forma mais de 6 mil profissionais todo ano.

A Unesp oferece 168 cursos de graduação como Zootecnia, Engenharia Civil, Odontologia, Design, Ciência da Computação, entre outros.

O ingresso na universidade é feito por intermédio do Vestibular que ocorre duas vezes ao ano (Vestibular de Inverno e Vestibular de Verão).

Site: www.unesp.br

[Ache os cursos e faculdades ideais para você]

ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica

Localizado na cidade de São José dos Campos, a 100 km da cidade de São Paulo, foi fundado na década de 50 e funciona sob a jurisdição do Comando da Aeronáutica (COMAER). É referência internacional no ensino de engenharia, em especial no setor aeroespacial.

Oferece os cursos de Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.

A forma de ingresso se dá por intermédio do Vestibular que ocorre anualmente e é considerado um dos mais difíceis do país.

Site: www.ita.br


UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo

Localizada na capital paulista, sua origem remonta à década de 30, com a criação da Escola Paulista de Medicina. É referência na formação de profissionais de saúde no Brasil.

A universidade possui mais de 6 mil estudantes de 30 cursos de graduação como Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia, Matemática Computacional, Engenharia de Materiais, Ciências Econômicas, entre outros.

Além do campus em São Paulo, a Unifesp possui campi na Região Metropolitana, Baixada Santista e São José dos Campos.

A forma de ingresso é realizada via SiSU , baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

Site: www.unifesp.br


UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Localiza-se na cidade de São Carlos e foi a primeira universidade federal no interior do estado de São Paulo.

A universidade possui aproximadamente 11 mil estudantes de 44 cursos de graduação como Biologia, Enfermagem, Medicina, Estatística, Engenharia Elétrica, Turismo e Ciência da Informação.

A Ufscar oferece cursos de pós-graduação dos quais 70% são avaliados pela CAPES de “bons” a “excelência internacional”.

A forma de ingresso é através do SiSU , baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

Site: www.ufscar.br


Escola de Direito de São Paulo (Direito GV)

A Escola de Direito de São Paulo (Direito GV) é uma Instituição de ensino superior vinculada à Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui conceito 5 no Enade, no Conceito Preliminar de Curso (CPC) e no Índice Geral de Cursos (IGC), o que corrobora o fato desta ser uma das mais importantes instituições de Direito do País.

Para ingressar na Direito GV, é necessário fazer o Vestibular cuja primeira fase é composta por uma prova que não possui perguntas de múltipla escolha, e há questões sobre Física, Química e Biologia. A segunda fase corresponde a um exame oral, realizado em pequenos grupos de alunos que devem debater o tema proposto pelos examinadores.

A Direito GV abre possibilidades de bolsas de estudo reembolsáveis e três tipos de bolsas não reembolsáveis.

Site: www.direitogv.com.br


Faculdades Campinas (FACAMP)

Instituição fundada em 2002 por Liana Aureliano, Eduardo da Rocha Azevedo, Luiz Gonzaga Belluzzo e João Manuel Cardoso de Mello, sendo os 2 últimos fundadores da Unicamp. Localiza-se na cidade de Campinas, interior do estado. Possui conceito 5 no Índice Geral de Cursos do MEC (IGC).

Oferece os cursos de Administração de Empresas, Design, Direito, Economia, Engenharia de Produção, Propaganda e Marketing e Relações Internacionais.

O ingresso na FACAMP é possível através do concurso Vestibular que ocorre anualmente.

Site: www.facamp.com.br


Acompanhe as novidades dos principais vestibulares de SP aqui no São Paulo Vestibular!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Busca de cursos



Busca de faculdades



Quem somos

Contato

Anuncie

Faculdades

Cursos

Agenda

Notícias

Artigos

Dicas

Gabaritos

Resultados

Provas