dcsimg
Contato Anuncie


Busca: Buscar

Newsletter

Assine e receba informações atualizadas no seu e-mail:

Cadastrar

Vestibular em

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Página inicial : artigos

Melhores faculdades de SP

O Estado de São Paulo concentra parte das melhores universidade e faculdades do Brasil. Para ajudá-lo a decidir qual instituição ingressar, o São Paulo Vestibular apresenta as melhores faculdades de SP de acordo com dados divulgados pelo MEC e pelas próprias instituições. Confira:


USP – Universidade de São Paulo

A USP é a maior universidade pública do Brasil e uma das maiores da América Latina. A instituição é a que mais oferece vagas para cursos de graduação e pós-graduação no país, em todas as áreas de conhecimento. Em 2010, o total de estudantes da universidade era de quase 90 mil distribuídos entre os campi existentes na capital e outras 6 cidades do interior do estado.

A Universidade de São Paulo é líder em pesquisa científica, sendo responsável por aproximadamente 25% da produção científica brasileira.

Na sua estrutura física, a USP possui 42 bibliotecas, um conjunto de museus e galerias de arte como o Museu de Arte Contemporânea e o Museu do Ipiranga e 42 órgãos de ensino e pesquisa, além de 6 institutos especializados e 4 Hospitais e serviços anexos. O ingresso na USP se dá através do vestibular da FUVEST, mais popular e dos mais concorridos do país.

Site: www.usp.br


UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Localizada na cidade de Campinas, distante 100 km de São Paulo, a Unicamp é referência em pesquisa científica no país, sendo responsável por 15% da produção científica brasileira.

Segundo levantamentos divulgados pela própria instituição em 2011, a universidade possui 1.727 docentes dos quais 98% possuem doutorado.

A Unicamp é composta por 22 unidades de ensino e pesquisa, sendo 10 institutos e 12 faculdades onde são ministrados cursos de graduação e pós-graduação nas quatro áreas do conhecimento: Exatas, Tecnológicas, Biomédicas e Humanidades e Artes. Além do campus de Campinas, existem instalações em Piracicaba (Faculdade de Odontologia) e Limeira (Faculdade de Ciências Aplicadas e a Faculdade de Tecnologia).

O ingresso se dá por intermédio de vestibular anual, que é considerado um dos melhores e mais exigentes do Brasil.

Site: www.unicamp.br


UNESP – Universidade Estadual Paulista

Além da qualidade de ensino, um diferencial da Unesp em relação à outras universidades é sua estrutura multicampi que abrange 23 municípios, sendo 1 na capital, 2 no litoral e 20 no interior do estado. Segundo informações divulgadas pelo Governo do Estado de São Paulo, a universidade possui mais de 46 mil estudantes e forma mais de 6 mil profissionais todo ano.

A Unesp oferece 168 cursos de graduação como Zootecnia, Engenharia Civil, Odontologia, Design, Ciência da Computação, entre outros.

O ingresso na universidade é feito por intermédio do Vestibular que ocorre duas vezes ao ano (Vestibular de Inverno e Vestibular de Verão).

Site: www.unesp.br

[Ache os cursos e faculdades ideais para você]

ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica

Localizado na cidade de São José dos Campos, a 100 km da cidade de São Paulo, foi fundado na década de 50 e funciona sob a jurisdição do Comando da Aeronáutica (COMAER). É referência internacional no ensino de engenharia, em especial no setor aeroespacial.

Oferece os cursos de Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.

A forma de ingresso se dá por intermédio do Vestibular que ocorre anualmente e é considerado um dos mais difíceis do país.

Site: www.ita.br


UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo

Localizada na capital paulista, sua origem remonta à década de 30, com a criação da Escola Paulista de Medicina. É referência na formação de profissionais de saúde no Brasil.

A universidade possui mais de 6 mil estudantes de 30 cursos de graduação como Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia, Matemática Computacional, Engenharia de Materiais, Ciências Econômicas, entre outros.

Além do campus em São Paulo, a Unifesp possui campi na Região Metropolitana, Baixada Santista e São José dos Campos.

A forma de ingresso é realizada via SiSU , baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

Site: www.unifesp.br


UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Localiza-se na cidade de São Carlos e foi a primeira universidade federal no interior do estado de São Paulo.

A universidade possui aproximadamente 11 mil estudantes de 44 cursos de graduação como Biologia, Enfermagem, Medicina, Estatística, Engenharia Elétrica, Turismo e Ciência da Informação.

A Ufscar oferece cursos de pós-graduação dos quais 70% são avaliados pela CAPES de “bons” a “excelência internacional”.

A forma de ingresso é através do SiSU , baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

Site: www.ufscar.br


Escola de Direito de São Paulo (Direito GV)

A Escola de Direito de São Paulo (Direito GV) é uma Instituição de ensino superior vinculada à Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui conceito 5 no Enade, no Conceito Preliminar de Curso (CPC) e no Índice Geral de Cursos (IGC), o que corrobora o fato desta ser uma das mais importantes instituições de Direito do País.

Para ingressar na Direito GV, é necessário fazer o Vestibular cuja primeira fase é composta por uma prova que não possui perguntas de múltipla escolha, e há questões sobre Física, Química e Biologia. A segunda fase corresponde a um exame oral, realizado em pequenos grupos de alunos que devem debater o tema proposto pelos examinadores.

A Direito GV abre possibilidades de bolsas de estudo reembolsáveis e três tipos de bolsas não reembolsáveis.

Site: www.direitogv.com.br


Faculdades Campinas (FACAMP)

Instituição fundada em 2002 por Liana Aureliano, Eduardo da Rocha Azevedo, Luiz Gonzaga Belluzzo e João Manuel Cardoso de Mello, sendo os 2 últimos fundadores da Unicamp. Localiza-se na cidade de Campinas, interior do estado. Possui conceito 5 no Índice Geral de Cursos do MEC (IGC).

Oferece os cursos de Administração de Empresas, Design, Direito, Economia, Engenharia de Produção, Propaganda e Marketing e Relações Internacionais.

O ingresso na FACAMP é possível através do concurso Vestibular que ocorre anualmente.

Site: www.facamp.com.br


Acompanhe as novidades dos principais vestibulares de SP aqui no São Paulo Vestibular!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Busca de cursos



Busca de faculdades



Quem somos

Contato

Anuncie

Faculdades

Cursos

Agenda

Notícias

Artigos

Dicas

Gabaritos

Resultados

Provas

-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: