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Maratona de estudos exige cuidados

Nos dias que antecedem a realização de um concurso do porte da segunda etapa do Vestibular da UFMG, os candidatos tendem a intensificar os estudos. Porém, para enfrentar a maratona de provas, que pode durar até três horas por dia, os vestibulandos, além do conteúdo, precisam se preocupar com a saúde do corpo e da mente.

Para amenizar a ansiedade, o professor aposentado do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG Mário Bessa aconselha os candidatos a conversarem com pessoas que já tenham passado por experiências semelhantes. “Pergunte aos seus familiares, amigos, conhecidos, professores ou qualquer pessoa que tenha feito vestibular como é o processo”, recomenda.

A nutróloga Maria Isabel Correia, professora do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG, oferece algumas dicas para a alimentação no dia da prova. Segundo a professora, não é recomendável mudar os hábitos alimentares às vésperas do vestibular. “É o pior momento para experimentar coisas novas”, alerta. Ela orienta os candidatos a se alimentarem no máximo duas horas antes do vestibular e a não fazerem jejum. Maria Isabel lembra que serão várias horas de avaliação e, neste período, o aluno pode ter fome. Frutas, barras de cereais, água ou suco são alguns lanches recomendados pela nutróloga durante as provas.

Não faltam receitas e simpatias para o vestibular, mas os candidatos devem tomar cuidado com chás e remédios tranquilizantes. “Não existe remédio milagroso para acalmar o aluno”, afirma a professora. A exceção só vale quando houver indicação médica.

Veja outras dicas de saúde dos especialistas

• Evite comer fora de casa. Mudar a rotina alimentar pode trazer complicações no dia da prova;
• Tome bastante água.
• Durma bem na véspera da prova.
• Escolha roupas e calçados confortáveis.
• Mantenha os relacionamentos afetivos dentro da normalidade. O contato com familiares, namorado(a) ou amigos também ajuda a manter o equilíbrio emocional.
• Assista filmes, ouça músicas e faça caminhadas. O lazer ajuda a aliviar as tensões.

Fonte: UFMG Online

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