dcsimg
Contato Anuncie


Busca: Buscar

Newsletter

Assine e receba informações atualizadas no seu e-mail:

Cadastrar

Vestibular em

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Página inicial : artigos

Cursinhos em São Paulo

A preparação para o Vestibular exige do candidato muita disciplina e dedicação aos estudos.  A tarefa não é fácil, principalmente quando o vestibulando enfrenta a grande concorrência das grandes universidades, em especial as públicas.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem sido utilizado como substituto do vestibular tradicional em muitas universidades. Sua prova possui um perfil diferente do tradicional, utilizando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), um esquema complexo que avalia as habilidades de cada candidato e não depende apenas do número de acertos e erros do estudante, como nos vestibulares convencionais, mas do nível de dificuldade de cada item.

Com isso, os vestibulandos necessitam criar estratégias, roteiros e planos para esse momento decisivo em sua vida. Confira algumas dicas:

  1. Estabelecer uma rotina com horários definidos para estudo e descanso ajuda a organizar o tempo e a preparar-se com mais calma.
  2. Leitura de jornais, revistas e Internet para estar sempre por dentro do que acontece no mundo. Muitas vezes, atualidades são tema de redação.
  3. Ler resumos e fazer exercícios são ótimas maneiras de fixar conteúdo.
  4. Diminuir o ritmo e descansar na véspera da prova.
  5. O momento da prova deve ser de concentração e muita calma.

Alguns vestibulandos estão terminando o ensino médio e já se preparando para os vestibulares, outros já terminaram e estão se dedicando ao estudo em casa e há ainda os que preferem ingressar em cursos preparatórios para relembrar ou fixar mais conhecimento.

Há quem consiga organizar bem os seus horários para estudar por conta própria, mas são a exceção. A maioria sente necessidade de explicações claras e objetivas sobre os temas e não tem a disciplina ou a disponibilidade para estudar sozinho. Para estas pessoas, o ideal é buscar um cursinho pré-vestibular.

São Paulo possui os vestibulares mais concorridos do Brasil, como a Fuvest, a Unesp e a Unicamp. Para ajudá-lo a enfrentar esses desafios, selecionamos alguns cursinhos pré-vestibulares que podem ser interessantes aos estudantes paulistas:

Cursinho da Poli – administrado por alunos da Escola Politécnica e da Universidade de São Paulo. As aulas são ministradas em sua maioria por estudantes.

Unidades: Lapa, Zona Leste e Santo Amaro

Site: http://www.cursinhodapoli.org.br/

 

Curso Pré-Vestibular MedEnsina - é uma extensão organizada por alunos voluntários dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP. O curso é gratuito, somente a taxa de inscrição é cobrada no processo seletivo.

Unidade: Faculdade de Medicina da USP

Site: http://www.medensina.cjb.net/

 

Anglo – com muitos anos de tradição na área da educação, é um dos maiores cursos preparatórios. Possui escolas parceiras em todo o país.

Unidades: Tamandaré (Liberdade), Sergipe (Consolação) e João Dias (Santo Amaro) e cidades do interior como Campinas, Piracicaba, Sorocaba, São José dos Campos.

Site: http://www.cursoanglo.com.br/webstander/

 

Objetivo – a instituição abrange o ciclo completo do sistema educacional brasileiro

Unidades: Alphaville, Ipiranga, Morumbi, Paulista, Pinheiros, Pompéia, Santana, Santo André, Santo Amaro, São Bernardo do Campo,Tatuapé. Além da capital, há unidades no interior e litoral como Campinas, Guarujá, Indaiatuba, Santos, São José dos Campos, São Vicente, Sorocaba.

Site: http://www1.curso-objetivo.br/index.asp

 

Cursinho Henfil – o cursinho comunitário do Henfil não tem fins lucrativos. Possui preços acessíveis, cobrando somente pela manutenção do projeto.

Unidades: Diadema, Guarulhos, Mauá, Osasco, Paulista, Santo André, São Bernardo, Tatuapé

Site: http://www.cursinhohenfil.org.br/index.html

 

Oficina do Estudante – há 15 anos no mercado, possui o tradicional cursinho pré-vestibular e recentemente abriu o colégio com Ensino Médio, focado em conhecimento e com preparação para o vestibular.

Unidade: Campinas

Site: http://www.oficinadoestudante.com.br/site_novo/

 

Faculdades reconhecidas pelo MEC em São Paulo

Para que seu diploma seja reconhecido no mercado e o seu esforço de passar no vestibular seja recompensado, a faculdade precisa ter o aval do Ministério da Educação (MEC). Isso vale para cursos presenciais e a distância!

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de nível superior:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Faculdades mais baratas de SP


Está se preparando para ingressar em alguma universidade de São Paulo? Qual? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Busca de cursos



Busca de faculdades



Quem somos

Contato

Anuncie

Faculdades

Cursos

Agenda

Notícias

Artigos

Dicas

Gabaritos

Resultados

Provas

-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: